Praça Marquês de Pombal:
:
Os imigrantes ilegais
são o maior problema social
Os dados do Diagnóstico de Aveiro, feito pela Rede Social, são de 2003 mas a Câmara diz que corresponde à situação actual. Os imigrantes ilegais, a perda de atractividade do concelho, problemas na educação e no cuidado com as crianças e os mais velhos, fazem parte do documento
:
O primeiro problema social de Aveiro é a «tendência crescente para a fixação de imigrantes ilegais no concelho», segundo o Diagnóstico Social do Conselho Local de Acção Social de Aveiro, um órgão da Rede Social, que se assume como um novo conceito no «combate à pobreza e exclusão social».
Segundo o Conselho Local, presidido pelo presidente da Câmara, a fixação destes imigrantes da Europa de Leste poderá conduzir a um «aumento da precaridade laboral por parte desta mão-de-obra, a desintegração social e cultural destes indivíduos e também a emergência de situações de vulnerabilidade social diversas, derivadas do seu próprio estatuto de ilegais».
Este Diagnóstico é datado de 2003 mas é o mais actualizado que a autarquia dispõe. Segundo o vereador Capão Filipe, do pelouro dos Assuntos Sociais e Família, os dados correspondem à situação actual. Contudo, faz parte do plano da Rede Social a «actualização anual do Diagnóstico».
Quanto à execução de um Plano de Desenvolvimento Social, é uma aposta de trabalho com um horizonte em 2007, no qual se pretende «valorizar memórias culturais comuns», «melhorar a qualidade de vida das populações», «abrir a escola a dinâmicas do meio», «potenciar o tecido produtivo activo», «reduzir a segregação social e espacial», e «desenvolver a capacidade de iniciativa e de participação dos cidadãos».
O Diagnóstico é um dos temas do número um do boletim «Rede Activa», com outros artigos também de anos anteriores, como o «Plano de Acção 2005» e um texto, datado de Setembro de 2004, assinado pelo então presidente da Junta de S. Bernardo, Élio Maia, hoje presidente da Câmara e, por inerência, presidente do Conselho Local de Acção Social, que coordena a Rede Social.
:
Um trabalho jornalístico de João Peixinho, no Diário de Aveiro