quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Um artigo de Francisco Sarsfiel Cabral, no DN

REACÇÕES
A candidatura presidencial de Mário Soares tarda a levantar voo nas sondagens. Talvez não signifique muito há vinte anos, Soares partiu com apenas 8% e ganhou a eleição. Nesta fase do campeonato a vitória de Cavaco Silva (em quem irei votar) não está assegurada. Mas as sucessivas sondagens que colocam Soares atrás de Alegre têm provocado reacções de nervosismo entre os soaristas. O próprio Soares queixou-se há semanas, e os seus apoiantes têm repetido, de que a comunicação social "anda com Cavaco ao colo". Ora, quando primeiro-ministro, Cavaco Silva conquistou duas maiorias absolutas contra a maior parte dos jornalistas. Nunca a comunicação social simpatizou com ele. Também há soaristas indignados com os jornais que noticiaram as confusões e lapsos de Soares, ao responder a perguntas de jornalistas na apresentação do seu manifesto eleitoral. Como se tal não tivesse acontecido ou fosse matéria irrelevante num candidato presidencial.
E já começam a ouvir-se vozes culpando o povo, distraído e sem memória, de não alimentar intenções correctas quanto ao voto nas presidenciais. "Parece que as pessoas se esqueceram do enorme alívio com que receberam a distensão de António Guterres depois do segundo mandato de Cavaco", lamentava Mário Mesquita ao último Expresso.
A tendência para culpar os media e as pessoas pela falta de sucesso de uma candidatura eleitoral não é inédita. Já havia sido manifestada, de forma chocante, por Manuel Maria Carrilho, após a derrota na corrida à Câmara de Lisboa. Não é uma reacção saudável. Convém que os apoiantes de Soares se lembrem de que ele, dois meses antes de se candidatar, considerava tal hipótese "uma loucura", mesmo numa situação-limite (que não é o caso). Não admira que muita gente julgue insensata a decisão de Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário