quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Um artigo de Rita Carvalho sobre o Papa, no DN

Posted by Picasa Papa Bento XVI Guardião Ratzinger dá lugar a Papa conciliador
"Um homem de reconciliação e não o grande inquisidor da Igreja Católica." É assim que alguns especialistas ouvidos pelo DN vêem hoje Joseph Ratzinger, considerado o "mau da fita" enquanto guardião para a Doutrina da Fé. A mudança ao assumir a função de Papa era expectável, dizem, e não significa uma inversão de personalidade de "alguém cuja missão é agora promover a comunhão. Seis meses depois de o conclave ter eleito Bento XVI, pouco ainda se pode dizer. Apenas que este será um pontificado de continuidade, embora marcado por um estilo diferente do de João Paulo II.
Após o entusiasmo de uns e a decepção de outros - que não pouparam críticas e traçaram os piores cenários para o futuro da Igreja Católica (IC) - as primeiras impressões do novo Papa atenuam a imagem de um homem intransigente, disciplinador e fechado ao diálogo. O mundo que conheceu o cardeal Ratzinger pelas suas posições disciplinares duras confronta-se agora com um homem que chama os seus opositores para conversar.
Bento XVI já reuniu com grupos dissidentes e teólogos com posições muitos distantes, como Hans Kung ou a Fraternidade de São Pio X, grupo de católicos integristas seguidores do francês Marcel Lefebvre e excomungados pelo Vaticano. Fora do catolicismo, o Papa também promoveu encontros com judeus, ortodoxos e islâmicos.Duas funções, posturas diferentes. Para Peter Stilwell, director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, enquanto prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Ratzinger detinha a função de guardião da ortodoxia, uma espécie de "mau da fita". Agora, "como pastor, tem de ir adiante dando atenção a todos e promovendo a aproximação dentro e fora da Igreja", disse ao DN.
Alfredo Teixeira, director do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica, considera que "ao cardeal Ratzinger era pedida a missão de disciplinar. Agora, terá de pensar como presidir à comunhão. Não é possível fazê-lo só com base na disciplina, traçando a fronteira entre os que estão fora e os que estão dentro da Igreja. Presidir exercendo a repressão conduziria à exclusão".
(Para ler todo o artigo, clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário