domingo, 2 de outubro de 2005

BENTO XVI ABRE SÍNODO DE BISPOS COM MISSA SOLENE

Posted by Picasa Sem bispos chineses, impedidos de deixar o seu país
O XI sínodo dos bispos, o primeiro do pontificado de Bento XVI, abriu hoje no Vaticano com uma missa solene presidida pelo Papa na Basílica de S. Pedro. Esta assembleia sinodal, instância consultiva encarregada de iluminar o Papa sobre questões que interessem à vida da Igreja católica, abriu sem a presença de quatro bispos chineses convidados por Bento XVI.
Os prelados - três bispos da Igreja católica "patriótica" colocados sob a autoridade do governo de Pequim e um representante da Igreja "clandestina" nomeado pelo papa - não obtiveram autorização para deixar a China.
O secretário-geral do sínodo, o bispo croata Nicola Eterovic, declarou ontem que o Vaticano não recebeu "qualquer resposta oficial", nem positiva nem negativa, por parte das autoridades de Pequim, ao convite do papa."Continuamos abertos à eventualidade da vinda destes bispos, que serão acolhidos como irmãos", acrescentou monsenhor Eterovic.
Joseph Ratzinger entrou na basílica de S. Pedro enquanto o coro entoava cânticos em latino. Acolhido com grandes aplausos pelos milhares de fiéis presentes, o sumo pontífice disse que o sínodo servirá para fazer uma reflexão sobre a Eucaristia.
(Para ler mais, clique PÚBLICO)

2 comentários:

  1. Your blog is creative. Keep up the great work.

    Jamie

    ResponderEliminar
  2. 2 breves comentários:

    1) Apesar do diálogo ser sempre importante a verdade é que as atitudes oficias da China
    mereciam a reprovação por exº
    da realização dos próximos Jogos Olimpícos em Beijing

    2) Como já deve ter reparado existe muito spam nos comentários de tds os blogs. Se calhar já sabe mas aqui vai um conselho para tentar acabar com ele: vá a
    Settings | Comments e seleccione Yes em
    "word verification"

    ResponderEliminar