terça-feira, 30 de agosto de 2005

QUERCUS quer mais impostos para carros poluentes

A QUERCUS, uma associação ambientalista que luta incansavelmente contra quem polui, veio agora defender o agravamento do Imposto Automóvel para carros poluidores. Quer que os compradores de viaturas a gasóleo sem filtros de partículas paguem mais 500 euros de imposto. Para justificar esta medida, a QUERCUS argumenta que "em Portugal, em 2000, só devido às partículas mais finas de origem antropogénica (causadas pelo homem), a esperança de vida é em média cinco meses menor do que se não existissem as concentrações elevadas que temos".
Já que se fala de poluição do ambiente, causada pelos veículos motorizados, penso que seria bom cumprir-se a legislação em vigor, no que diz respeito à poluição sonora. Um dia destes, por exemplo, algumas motorizadas e minimotorizadas perturbavam tudo e todos com a estridência dos escapes livres, perante a indiferença das autoridades.
Claro que não me vejo no papel de delator seja de quem for, mas penso que não posso ficar calado perante os abusos dos aceleras, sem que lhes sejam aplicadas as multas correspondentes. Mas se é verdade que alguns são multados, não posso deixar de deduzir, perante a regularidade com que alguns poluem a atmosfera, que muitos agem como se nunca ninguém os incomodasse.

F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário