quinta-feira, 4 de agosto de 2005

PORTO DE AVEIRO: Prioridade à ligação ferroviária

Posted by Picasa
A garantia foi dada
pela Secretária de Estado
dos Transportes A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro foi incluída no Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP) anunciado pelo Governo. Para a melhoria das acessibilidades e modernização do sistema marítimo portuário o executivo destinou 395 milhões de euros até 2009. Este capítulo contempla, entre outros investimentos, a construção de acessos ferroviários ao porto de Aveiro.
A garantia foi dada pela Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. O PIIP é considerado um documento estratégico de referência para um conjunto vasto de investimentos estruturantes a realizar em Portugal até 2009.
Os investimentos previstos distribuem-se por três grandes áreas: a) Infra-estruturas básicas, nos domínios do ambiente, da energia, dos transportes, da cultura e do apoio social (16,8 mil milhões de euros); b) Valorização do território, nos domínios da política de cidades, património natural e turismo (3,8 mil milhões de euros); c) Conhecimento e sistemas de informação e formação (4,5 mil milhões de euros).
A construção de uma linha de caminho-de-ferro que una o Porto de Aveiro à Linha do Norte foi incluída na categoria Transportes, para a qual o Governo reservou uma verba total de 8.311 milhões de euros. Incluída nesta categoria, o Governo inseriu uma sub-categoria intitulada Melhoria das acessibilidades e modernização do sistema marítimo-portuário, contemplada com um montante de 395 milhões de euros, a realizar até 2009.
Com estes investimentos, o Governo pretende atingir um sector marítimo-portuário competitivo, motor de desenvolvimento, exportador de serviços de valor acrescentado, atractivo ao tráfego ibérico e aos grandes tráfegos oceânicos, lê-se na nota emitida pelo executivo. O Governo espera ainda incrementar a interoperabilidade dentro do sistema marítimo-portuário e promover a integração dos portos nas redes intermodais e nas cadeias logísticas onde os portos se inserem.
Fonte: Portal do Porto de Aveiro

1 comentário:

  1. Será tão positivo assim?
    http://geometricasnet.blogspot.com/2008/05/muito-ferro-muito-ferro-muito-ferro-e.html

    ResponderEliminar