quinta-feira, 18 de agosto de 2005

A morte explica a vida

Posted by Picasa D. Jorge Ortiga Mensagem do presidente da CEP por ocasião da morte do Irmão Roger
A história da humanidade foi construída a partir dos sonhos de homens ousados, que, ao invés da inércia e comodismo das multidões, foram capazes de lançar desafios interpeladores.
Se recuarmos alguns anos, deparamo-nos com mentalidades fechadas à novidade e a tudo o que se apresenta como diferente. Estas não foram capazes de aceitar o “diverso” como uma riqueza e testemunho de uma humanidade nova.
Infelizmente, o cenário actual da sociedade e da Igreja também ainda não considera a novidade do multi-culturalismo, diálogo ecuménico e inter-religioso.Partindo da oração, o Irmão Roger e a “sua” Comunidade de Taizé lançou um alerta que mostrou a urgência de se construir um mundo de fraternidade e sem barreiras. Não quis ficar nas teorias…
O seu discurso, sublime e alicerçado na experiência pessoal, era rico porque, vivido corajosamente, conseguia motivar os outros a realizarem uma experiência idêntica.Como profeta destes tempos novos, falou em nome de Deus e foi compreendido principalmente pelos jovens. Trata-se da confirmação da actualidade do seu carisma, que continuará a marcar o futuro das comunidades cristãs.
O sangue derramado no “seu” ambiente de oração e de comunhão com jovens de mentalidades diferentes vai frutificar e produzir novas sementes de unidade neste mundo, que teima em não compreender a singularidade e a nobreza da vida dos verdadeiros testemunhos.Os profetas, marcados por um carisma, e os mártires, porque incomodam, não morrem! Permanecem como luzeiros a indicar que o amor às causas grandes merece que se lhes entregue as vidas.
(Para ler toda a mensagem, clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário