Dia Internacional da Banda Branca,
símbolo da luta contra a pobreza no mundo
Celebra-se hoje, 1 de Julho, o Dia Internacional da Banda Branca, símbolo escolhido para representar a luta contra a pobreza no mundo. Em Portugal pretende-se mobilizar a sociedade para a acção em torno da luta contra a pobreza e para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). A campanha “Pobreza Zero” (ver em www.pobrezazero.org) quer alertar os políticos que passados 5 anos da assinatura da Declaração do Milénio as promessas continuam por cumprir. Por isso, sob o lema “Pobreza Zero”, a campanha apela “à sociedade para que se mobilize, actue e pressione os líderes políticos, e exija, como primeiro passo para a erradicação da pobreza, o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”. Em cada 5 segundos que passa, morre uma criança de fome. “A persistência da pobreza e da desigualdade no mundo de hoje não tem justificação” – refere o site da campanha.
No ano de 2000, 189 chefes de Estado e de Governo assinaram a Declaração do Milénio que levaram à formulação de 8 objectivos de desenvolvimento específicos, a alcançar entre 1990 e 2015. Estes objectivos, chamados os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), podem ser resumidos da seguinte forma:
1- Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome.
2- Alcançar o ensino primário universal.
3- Promover a igualdade entre os sexos.
4- Reduzir em dois terços a mortalidade de crianças.
5- Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna.
6- Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves.
7- Garantir a sustentabilidade ambiental.
8- Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Poderá obter todas as informações sobre a luta contra a pobreza global, sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e sobre a forma de participar activamente nesta iniciativa internacional em www.pobrezazero.org
Fonte: ECCLESIA