segunda-feira, 20 de junho de 2005

Bispos Portugueses em reflexão, em Fátima

"OS LEIGOS NA MISSÃO DA IGREJA E DO MUNDO"
:
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promove, entre hoje, 20, e 22 de Junho, quarta-feira, as Jornadas Pastorais do Episcopado, que este ano serão dedicadas ao tema “Os leigos na missão da Igreja e do mundo”.
Jornalistas, empresários, académicos e especialistas de movimentos e comunidades eclesiais são convidados pela CEP para proferirem várias conferências e participarem em painéis de debate.Os problemas da Igreja e da sociedade portuguesa dos nossos dias estarão em cima da mesa.
A presença e acção dos leigos nos campos da família e da educação, na actividade política e no mundo dos negócios, na comunicação social e na vida da Igreja marcam estes dias de reflexão em Fátima.
Antes destas Jornadas, na manhã de segunda-feira, o Conselho permanente da CEP reúne-se com as novas presidências das nove comissões episcopais e no dia 23 de Junho tem lugar uma Assembleia Plenária extraordinária, na qual as Comissões Episcopais, entretanto formadas, serão apresentadas e iniciarão funções após homologação.
A CEP escolheu novos presidentes para as suas comissões episcopais durante a Assembleia plenária do organismo, que se realizou no passado mês de Abril.
Em Março deste ano, a CEP procedeu a uma reformulação nas comissões episcopais, que, de treze, passaram para nove, com o objectivo de oferecer uma maior operacionalidade das estruturas e respostas mais actuais a novos problemas.
A lista dos novos presidentes é a seguinte:
Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais: D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de LisboaDoutrina da Fé e Ecumenismo: D. António Marto, Bispo de ViseuEducação Cristã: D. Tomaz Silva Nunes, Bispo Auxiliar de LisboaLaicado e Família: D. António Carrilho, Bispo Auxiliar do PortoLiturgia: D. António Bessa Taipa, Bispo Auxiliar do PortoMissões: D. Manuel Quintas, Bispo do AlgarveMobilidade Humana: D. António Vitalino, Bispo de BejaPastoral Social: D. José Alves, Bispo de Portalegre–Castelo BrancoVocações e Ministérios: D. António Francisco dos Santos, Bispo Auxiliar de Braga.
Fonte: ECCLESIA
:
ENTRETANTO...
:
D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e secretário da CEP, garantiu à Rádio Renascença que, durante esta semana, será publicada uma Nota Pastoral sobre a situação económica do País. As medidas que estão a ser tomadas [pelo Governo] são exigentes e queremos apoiá-las, disse D. Carlos, enquanto defende uma democracia com "autoridade", para que as medidas de austeridade sejam tomadas com "muita determinação", doa a quem doer. Outro dos objectivos da Nota Pastoral é, no dizer de D. Carlos Azevedo, apelar a todos os católicos e a todos os portugueses para que ajudem a "construir um Portugal justo e um Portugal que seja digno".

Sem comentários:

Enviar um comentário