Mensagem do Papa
Na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Santo Padre sublinha que "as modernas tecnologias nos oferecem possibilidades nunca vistas antes para fazer o bem, para difundir a verdade de nossa salvação em Jesus Cristo e para promover a harmonia e a reconciliação". E logo adianta que o mau uso dessas tecnologias "pode provocar danos enormes" e gerar "incompreensões, preconceitos e até conflitos".
João Paulo II, que este ano propôs como tema de reflexão "Os meios de comunicação ao serviço da compreensão entre os povos", frisou que, quando mal utilizados, esses meios podem espalhar "sementes de conflito", que facilmente se convertem "em violência, guerra e, inclusive, genocídio". E assim, em vez de construírem a unidade e o entendimento, "podem ser usados para denegrir os outros grupos sociais, étnicos e religiosos, fomentando o temor e o ódio".
Entretanto, o Santo Padre afirma que "a contribuição à construção da paz é um dos modos significativos de como os media podem unir as pessoas", salientando, também, que têm grande influência para impulsionar "mobilizações de ajuda em resposta a desastres naturais ou outros". E lembra: "Tem sido comovente ver a rapidez com que a comunidade internacional respondeu ao recente Tsunami, que provocou inúmeras vítimas."
O Papa disse, ainda, que "a velocidade com que as notícias viajam hoje aumenta a possibilidade de se tomarem medidas práticas em tempo útil para oferecer a melhor assistência. Desta maneira, os meios podem conseguir um bem muito grande".
O Dia Mundial das Comunicações Sociais celebra-se a 8 de Maio, Dia da Ascensão do Senhor.
F.M.