quarta-feira, 30 de março de 2005

Natalidade continua a descer na UE


A UE, que passou a ter uma população de 260 milhões de habitantes com o alargamento, corre o risco de ver reduzido esse número, se os europeus continuarem a demonstrar uma grande aversão a terem filhos, revelou um relatório publicado recentemente e divulgado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN).
A Comissão Europeia alerta, por isso, para o facto de a Europa estar perante uma "alteração demográfica sem precedentes", porque "os europeus têm uma taxa de fertilidade insuficiente para a substituição da população". 
O relatório recomenda que o "regresso ao crescimento demográfico" seja assumido como prioridade "essencial" para a Europa, e que os Governos deverão incentivar taxas de fertilidade mais elevadas através do fortalecimento das famílias. 
O estudo da UE, intitulado "Confrontando a alteração demográfica: uma nova solidariedade entre as gerações", denuncia que, "em todos os países europeus, o índice sintético de fecundidade está abaixo do valor mínimo para renovar a população (cerca de 2,1 por mulher), tendo caído para 1,5 crianças por mulher em muitos Estados-membros, e mesmo para menos de 1,3 crianças por mulher em certos países do sul e leste europeu. 
Face a esta realidade, o relatório sublinha que "serão necessários maiores fluxos de migrações para satisfazer as necessidades de trabalho e salvaguardar prosperidade europeia", esperando-se que a imigração em alguns países da UE assegure o crescimento populacional e seja responsável pelo previsto aumento ligeiro da população em 2035. 
Entretanto, e referindo-se a Portugal, a APFN criticou a falta de incentivos aos casais com filhos no programa de Governo, ao mesmo tempo que atribui a diminuição da taxa de natalidade a uma "cultura antinatalista", relacionada com os regimes fiscais, que prejudicam as famílias com mais filhos. 

F. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário