quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

É um ENFARTE?

Como detectar um enfarte... Eu não conhecia este procedimento tão simples para determinar se alguém está a sofrer um enfarte. Envio por considerar interessante. Às vezes os sintomas de um enfarte são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta de conhecimentos provoca desastres irreversíveis. A vítima de um enfarte pode sofrer danos cerebrais, se as pessoas próximas não reconhecerem os sintomas e não as socorrerem a tempo. Agora os médicos dizem que um simples espectador pode reconhecer um enfarte, fazendo três simples testes à pessoa, um depois do outro: ~
1.- Peça à pessoa que sorria;
2.- Solicite-lhe que levante ambos os braços;
3.- Peça-lhe que repita uma frase simples.
Se a pessoa tiver algum problema para realizar qualquer uma destas três tarefas, ligue para as emergências ou para a ambulância imediatamente, e diga-lhes que há uma pessoa a sofrer de um enfarte, descrevendo à pessoa que o atender os sintomas que observou.
Depois de descobrir que um grupo de voluntários sem conhecimentos médicos podiam identificar a debilidade facial, a debilidade dos braços e problemas da fala, os investigadores convidaram o público em geral a aprender o procedimento e a diagnosticar o enfarte. Esta informação foi apresentada na reunião anual da Associação Americana contra o enfarte, em Fevereiro deste ano. O uso divulgado desta prova poderia produzir o diagnóstico e o tratamento a tempo de um enfarte e prevenir os danos cerebrais.
~~~~~~~~~~~~~~
NB: Um amigo enviou-me um e.mail com este texto, que me parece oportuno. Aqui fica, ao cuidado dos meus leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário