PARTILHA O PÃO - CONSTRÓI A JUSTIÇA
Até domingo, está a decorrer a Semana Cáritas, este ano subordinado ao tema "Partilha o pão - constrói a justiça". Com esta iniciativa, a Cáritas Portuguesa, com a colaboração das diversas Cáritas Diocesanas e Paroquiais, pretende chamar a atenção para a urgência de todos nos envolvermos na luta contra a pobreza, que passa, indubitavelmente, pela partilha do pão, sobretudo com os que passam fome, e pela construção da justiça no dia-a-dia.
Sendo certo que mais de um milhão de portugueses passam fome, neste tempo de tantas manifestações escandalosas de riqueza, e que outros tantos vivem no limiar da pobreza, urge, então, que façamos algo para que este estado de coisas se modifique. E também temos de reconhecer que não basta reclamar ao Governo que faça tudo, porquanto a sociedade tem iguais responsabilidades nas injustiças que provocam a fome e a miséria em tanta gente.
Nos dias 24, 25 e 26, vai decorrer o Peditório Anual da Cáritas, sendo esta uma bela oportunidade para todos colaborarmos. Porém, não podemos ficar por aqui, dando uns simples trocos que nos pesam no bolso. Urge fazer muito mais. Por exemplo, colaborando, regularmente, com a Cáritas, com outros grupos sociocaritativos ou com instituições particulares de solidariedade social.
Na política, nas comunidades, nos sindicatos, nas paróquias, nas organizações não governamentais, nas empresas, na comunicação social, nos grupos culturais, enfim, em toda a parte, podemos trabalhar para a erradicação da pobreza e por uma justiça social mais humanizada.
Fernando Martins