Gosto imenso da nossa região, da qual falo e escrevo frequentemente, exibindo as suas belezas. Raramente digo mal do que temos, preferindo apontar sugestões que considero viáveis para o bem da comunidade. Contudo, não deixo de apreciar, tantas vezes com emoção, as marcas históricas que os nossos antepassados nos legaram. Hoje, aqui fica o Castelo de Pombal que registei há anos quando por ali andei à descoberta do Marquês.
domingo, 14 de novembro de 2021
sábado, 13 de novembro de 2021
A azeitona
De vez em quando recordo os meus escritos mais antigos e outros que publico no meu blogue, em jeito de quem partilha o que gosta. E fico espantado com as preferência dos meus leitores. Vejam, por exemplo, a história intitulada "A azeitona" que ocupa o primeiro lugar do último ano.
Podemos "definir" Deus?
Crónica de Anselmo Borges
no Diário de Notícias
"A religião pura e sem mancha consiste em visitar os órfãos e as viúvas."
1. É evidente que, em sentido estrito, não podemos definir Deus. Ele é o Infinito, o Mistério da Ultimidade e, por isso, está sempre para lá de tudo o que possamos pensar ou dizer d'Ele.
O que dizemos fica sempre aquém. Mas as religiões sempre tentaram. A Bíblia também.
Duas vezes fundamentalmente a Bíblia tenta dar uma "definição" de Deus. A primeira pertence ao Antigo Testamento: "Eu sou Aquele que sou", diz Deus. A segunda é do Novo Testamento: "Deus é Amor." "Eu sou Aquele que sou" é o nome do próprio Deus, revelado a Moisés, e significa: Eu sou aquele que está convosco. "Deus é Amor" procede da experiência feita com Deus através da experiência com Jesus enquanto encarnação desse amor na sua universalidade, e é, nas palavras do grande teólogo Karl Barth, "a definição fundamental" de Deus: "Deus ama! (...) tal é a essência de Deus que aparece na revelação do seu nome. "Deus é" quer dizer: "Deus ama"."
sexta-feira, 12 de novembro de 2021
Gafanha da Nazaré - Primeiro matrimónio
Efeméride
17-06-1911
O primeiro matrimónio celebrou-se nesta data, na então chamada capela da Cale da Vila, Gafanha da Nazaré, a servir de matriz provisória. Domingos José Soares e Maria de Jesus da Silva consorciaram-se em cerimónia presidida pelo pároco encomendado João Ferreira Sardo, que os uniu, tendo também procedido “à bênção do anel”. O Domingos tinha 22 anos de idade, era solteiro e pescador, natural e morador na freguesia da Murtosa e nela baptizado, filho legítimo de José António Soares e de Maria Joaquina de Oliveira, naturais da mesma freguesia, concelho de Estarreja, Diocese do Porto; a Maria de Jesus tinha 23 anos de idade, era solteira e jornaleira, natural da freguesia da Gafanha, filha legítima de Manuel Fernandes Casqueira e de Rosa de Jesus, naturais desta freguesia. Foi baptizada na freguesia de Ílhavo. Serviram de testemunhas no baptizado João Peixoto, casado e jornaleiro, e Joana de Jesus Casqueira, casada e seareira, naturais desta freguesia e nela residentes. Cônjuges e padrinhos não assinaram, “por não saberem escrever”.
Quando digo o nome do mar...
Quando digo o nome do mar não é do mar
que digo o nome, mas de tudo o que
antes e para lá do mar ficou
em sobressalto nos perigos da sua travessia.
Aprendi isso em lugares raros,
como o último silêncio, a última gota
de água ou de mel.
Francisco José Viegas
Li em Poemário
Praia da Barra - Marco geodésico
Nem sei há quantos anos ali está, no sítio certo, o marco geodésico, a cumprir a sua função, indiferente a quem passa. Nas dunas, entre ervas secas, a olhar o mar e quem passa. Não sei quem cuida do seu aspeto físico e da sua preservação. Tem, no cimo, um curto ferro. Será que lhe falta alguma coisa? E terá ou já teve alguma inscrição? Confesso que não sei.
Aprendei a lição da figueira
Reflexão de Georgino Rocha
para o Domingo XXXIII do Tempo Comum
Uma figueira constitui o recurso pedagógico a que Jesus “lança a mão”, nos seus ensinamentos, sobre o que irá acontecer no final dos tempos: a instauração do reinado de Deus na humanidade, a realização das promessas. “Será um processo lento e longo no qual o Deus humanizado em Jesus se fará presente entre os humanos, até humanizar este mundo libertando-o da desumanização que origina tanto sofrimento e opressão” (J. M. Castillo, La religión de Jesús, Ciclo B, De Brouwer, 2017). A convulsão cósmica que culmina os acidentes marcantes da história humana é narrada nas fases da vida da figueira.
Os discípulos estão habituados a observar o que acontece com ela nas várias estações do ano. Sabem que é a última árvore a desabrochar os rebentos nos ramos e a cobrir-se de folhas, deixando a letargia da hibernação e abrindo-se às novas aragens dos começos do Verão. E sabem também que, só depois, virão os figos apreciados e saborosos. Antes, porém, passa por fases de total despojamento, fustigada pelas forças agressivas e devastadoras de vendavais e chuvas intensas. Paciente, o agricultor observa os sinais da evolução do ritmo normal da vida “congelada” e, confiante, aguarda a hora promissora da nova estação. Mc 13, 24-32.
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