sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Um poema de Miguel Torga para este tempo

A Virgem Gloriosa e as Sibilas
- Livro de Horas da Duquesa de Borgonha.
Museu Condé, Chantilly

ÚLTIMO NATAL

Menino Jesus, que nasces
Quando eu morro,
E trazes a paz
Que não levo,
O poema que te devo
Desde que te aninhei
No entendimento,
E nunca te paguei
A contento
Da devoção
Mal entoado,
Aqui te fica mais uma vez
Aos pés,
Como um tição
Apagado,
Sem calor que os aqueça,
Com ele me desobrigo e desengano:
És divino, e eu sou humano,
Não há poesia em mim que te mereça.


In "POESIA COMPLETA", de Miguel Torga

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Marinha Velha: Uma escola requalificada para os tempos atuais

Presidente da CMI no uso da palavra

Na hora de partir o bolo 

Presépio na Escola

Garantida a ausência do lixo nos corredores e salas 

Decoração de uma parece no interior 
Participei hoje, 13 de dezembro, na inauguração das obras de requalificação e ampliação do Jardim de Infância e Escola Básica da Marinha Velha, sob a presidência do autarca ilhavense, Fernando Caçoilo. Marcaram presença Carlos Rocha, da Junta de Freguesia, a diretora do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (AEGN), Maria Eugénia Pinheiro, e a coordenadora da Escola da Marinha Velha, Paula Pinto, para além de professores, atuais e anteriores, educadoras e auxiliares da ação educativa. Os pais não faltaram e as crianças, razão de ser do processo educativo, também cantaram e encantaram, com a sua ternura. 
Quando entrei, senti-me envolvido pelo ambiente festivo que a renovada e ampliada Escola e Jardim de Infância exibiam, mas o meu espírito teve momentos para retroceder algumas décadas, sem fugir aos necessários choques provocados pela evolução dos tempos. E ainda bem, porque acabei por compreender  que não há comparação possível entre o ambiente escolar de há meio século e do presente. 
Da minha memória, saltaram para este espaço escolar vivências que perduram, com meninos e meninas, pais, avós e vizinhos, professores e empregadas, salas frias onde o calor humano nem sempre afugentava os invernos rigorosos, livros e cadernos que urgia cuidar para passarem a irmãos, sorrisos, ingenuidades, mágoas e alegrias que me marcaram indelevelmente. 
Fernando Caçoilo referiu que é sempre bom inaugurar uma escola como esta. Saudou os pais e os professores, atuais e os anteriores, e salientou que estas obras importaram em cerca de 600 mil euros. “Foi uma reformulação pensada com a colaboração de toda a comunidade educativa, não tendo havido qualquer comparticipação”, embora espere que tal venha a surgir. Valorizou  ainda as condições da escola, que garantem um ambiente acolhedor, com aquecimento. 
Maria Eugénia Pinheiro, mostrou-se satisfeita com as obras levadas a cabo, elogiando as opções tomadas em relação ao edifício reformulado. “Uma comunidade sem escola é uma comunidade que morre”, disse. E salientou o bem que representa o facto de as crianças deste lugar da Gafanha da Nazaré não serem deslocalizadas, graças à existência de quatro salas para o Ensino Básico e outra para o Jardim de Infância, com outras salas condizentes com a ação educativa e o apoio social. 
Paula Pinto estava muito feliz nesta festa, adiantando que “a escola antiga não tinha as condições que esta agora oferece”. Referiu que “a massa humana é muito importante, mas não há dúvida de que o espaço físico ajuda muito”, acrescentando que “a integração da pré-escola foi uma opção muito boa”. “Com a pré-escola e o primeiro ciclo juntos estabelece-se uma continuidade muito útil, mas ainda temos a ATL “, frisou. 
A coordenadora da Escola da Marinha Velha lembrou que estão todos numa fase de adaptação, sendo certo que contam “com a ajuda dos pais, que aparecem sempre que solicitados”. 

Fernando Martins

O Menino Deus vai estar com as pessoas que se amam

Era peregrino e recolhestes-me

O nosso Menino Jesus 
"Que neste Natal o Menino Deus possa participar da festa onde as pessoas se amam, se respeitam e se perdoam, pois Ele não pode permanecer em lugares onde não há acolhimento. Contagiados pelo seu amor, tenhamos mais compaixão ao olharmos os nossos próximos mais próximos, a nossa família, as pessoas que estão sempre ao nosso lado quando necessário, e que saibamos compreender e acolher os que vêm ao nosso encontro. Se pretendemos celebrar o verdadeiro Natal, temos de nos deixar interpelar pelo outro, principalmente os que vivem em sofrimento."

Da Mensagem de Natal do Bispo de Aveiro 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Um poema de Octavio Paz para este tempo


Entre o que vejo e digo,
entre o que digo e calo,
entre o que calo
e sonho,
entre o que sonho e
esqueço
a poesia.
Desliza
entre sim e não:
diz o que calo,
cala
o que digo.
Sonha o que esqueço.
Não é um dizer:
é um fazer.
É um fazer que é dizer.

Octavio Paz, 1914-1998

70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos e os 40 anos da adesão 
de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos 
foram comemorados ontem, 11 de dezembro, 
na Assembleia da República.




Li aqui 

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Dia Internacional da Montanha - 11 de dezembro

Caramulo
“Desde 2003 que se celebra anualmente o Dia Internacional da Montanha, também conhecido como Dia Internacional das Montanhas, com o fim de consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo. Destacar as oportunidades e os constrangimentos no desenvolvimento das montanhas e construir alianças que tragam mudanças positivas para os povos e ambientes de montanha em todo o mundo são outros objetivos desta data.” Assim reza o preâmbulo do texto que procurei no Google para saber mais sobre este Dia Internacional. 
As montanhas sempre me fascinaram. Há algo de misterioso neste fascínio que nunca me abandona. E quando vou a caminho da serra, os meus olhos fixam sempre o ponto mais alto de onde, rodopiando, poderei contemplar horizontes a perder de vista. 
As montanhas oferecem-me (nos) ambientes propícios ao deslumbramento, à meditação e ao contacto puro da natureza, enquanto o homem não ousar ferir de morte a paz que elas nos proporcionam. Daí a pertinência de, neste dia, assumirmos a defesa intransigente da pureza e beleza das serranias que nos envolvem e muito para além destas.

F. M. 

Bibliotecas "cheias de infância": sobre promoção do livro, da leitura e da literatura

Um texto de Sara Reis da Silva 
no PÚBLICO

Sara Reis da Silva

«Sou “de literatura”. Dou por mim a afirmá-lo e a sentir essa frase a ecoar em mim nos mais diversos momentos da minha vida. Sou “de literatura” e sou de/dos livros, desde sempre, no meu espaço pessoal e íntimo e, há já mais de duas décadas, nas minhas vivências profissionais/académicas. Talvez porque, tentando e persistindo no encontro com as questões que o texto coloca a quem o lê, procurei dar-lhes sempre resposta (como preconiza Jacques Bonnet, em Bibliotecas cheias de fantasmas, acredito que “o importante não é ler depressa, mas ler cada livro à velocidade que ele merece”), sempre ciente de que “é literatura tudo aquilo que reflecte um universo pessoal, que transporta uma imagem do mundo, que converte em arte o quotidiano, o efémero, o banal”, como escreve Nuno Júdice, em ABC da Crítica (2010).

E, assim, tenho para mim que todas as estratégias de aproximação ao livro e à leitura, desde idades precoces, tendo implícitas as ideias de que a leitura não pode ter apenas um objectivo utilitário e também de que esta exerce um papel crucial ao nível do desenvolvimento intelectual, do aprofundamento de conhecimentos, da estruturação da imaginação, da formação da sensibilidade, do conhecimento de si mesmo e dos outros, do estímulo à reflexão e à criatividade, e, genericamente, do cresci-mento/amadurecimento individual e social, todas as estratégias, dizia, poderão “fazer viver a leitura”. Como lembra José António Gomes, num artigo disponível no portal do projecto Gulbenkian/Casa da Leitura, recuperando algumas palavras de Lucette Savier (1988), acredito que “fazer viver a leitura” é “ligar o livro à vida da criança, sem o limitar à aprendizagem e ao espaço escolar. É longe de censuras e argumentos intelectuais, desvelar o interesse e o prazer da leitura, partilhá-los e discuti-los com ela. E é, finalmente, correr o risco de que, em qualquer lugar, a qualquer momento, o livro e o jogo da leitura possam estar presentes; sujeitos ao capricho da criança, para um breve encontro ou para uma longa conversa.»

NOTA: Todos os pais, educadores e bibliotecários deviam ler este texto  aqui