“Desde 2003 que se celebra anualmente o Dia Internacional da Montanha, também conhecido como Dia Internacional das Montanhas, com o fim de consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo. Destacar as oportunidades e os constrangimentos no desenvolvimento das montanhas e construir alianças que tragam mudanças positivas para os povos e ambientes de montanha em todo o mundo são outros objetivos desta data.” Assim reza o preâmbulo do texto que procurei no Google para saber mais sobre este Dia Internacional.
As montanhas sempre me fascinaram. Há algo de misterioso neste fascínio que nunca me abandona. E quando vou a caminho da serra, os meus olhos fixam sempre o ponto mais alto de onde, rodopiando, poderei contemplar horizontes a perder de vista.
As montanhas oferecem-me (nos) ambientes propícios ao deslumbramento, à meditação e ao contacto puro da natureza, enquanto o homem não ousar ferir de morte a paz que elas nos proporcionam. Daí a pertinência de, neste dia, assumirmos a defesa intransigente da pureza e beleza das serranias que nos envolvem e muito para além destas.
F. M.