sexta-feira, 5 de maio de 2017

FÁTIMA: "SUSPENSÃO" de Joana Vasconcelos


«Todos percebemos o enorme impacto que esta peça tem no conjunto edificado deste santuário, o que pretendemos é que precisamente esta celebração do centenário seja marcada festivamente e que possa estar também marcada por uma obra de arte desta natureza, que nos ajuda a perceber aquilo que é o fundamental deste lugar»

Padre Cabecinhas, 
Reitor do Santuário de Fátima

«É com muito gosto que estou aqui alguns anos depois, para poder fazer parte deste centenário, para fazer parte deste momento tão importante para Portugal e para os portugueses e para poder colaborar nesta mensagem de paz»

Joana Vasconcelos, 
Artista Plástica
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Escutar Jesus que me chama pelo nome

Reflexão de Georgino Rocha


A cura do cego de nascença provoca uma subida de tensão entre os fariseus e Jesus. A oposição é clara. O povo inclina-se para dar razão ao proceder de Jesus e distanciar-se dos mestres da Lei. A polémica sobe de tom e a linguagem também. O confronto avizinha-se e estala na Festa das Tendas. Jesus pronuncia o seu último discurso em público, o discurso do Bom Pastor, que João, o narrador do episódio, recompõe e relata de modo admirável. Discurso em que Jesus recorre a metáforas de sabor bíblico e reafirma a sua identidade. “Eu sou a porta”; “Eu sou o bom pastor”. Afirmações repetidas duas vezes. Em contraposição, os outros ficam excluídos e desautorizados. Que sentimentos terão assaltado o coração dos ouvintes e, sobretudo, o dos fariseus!

A narrativa destaca a diferença de atitudes entre os protagonistas da parábola. Jesus, o bom pastor, que conhece e chama pelo nome cada ovelha do rebanho; que entra no redil e faz sair as que são suas, as conduz nos caminhos da liberdade e da esperança aos campos de pastos verdejantes; que vela por cada uma e está pronto a ir em busca de alguma que se tenha tresmalhado; que enfrenta as adversidades e defende, especialmente as mais débeis, na sua integridade; que vive com elas uma relação intensa de doação plena pois quer que tenham vida em abundância. Jo 10, 1-10. O Papa Francisco comenta com rara sabedoria esta parábola, realçando a saída missionária da Igreja para ser uma espécie de hospital de campanha num mundo destroçado por tantas guerras.

A propósito da celebração do 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que hoje ocorre, afirma o Santo Padre: “Gostaria de me deter na dimensão missionária da vocação cristã. Quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade. Todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho. Com efeito, o discípulo não recebe o dom do amor de Deus para sua consolação privada; não é chamado a ocupar-se de si mesmo nem a cuidar dos interesses duma empresa; simplesmente é tocado e transformado pela alegria de se sentir amado por Deus e não pode guardar esta experiência apenas para si mesmo: «a alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária». EG 21.

Quem não alimenta estas atitudes – os fariseus e outros grupos – é ladrão e salteador, aproveita-se do rebenho para se apascentar, abandona-o em caso de perigo, deixando-o exposto à ferocidade dos atacantes que destroçam, afugentam e matam. Os visados, ao serem tratados como bandidos, devem ter sentido uma reacção de furor que vai germinando no seu coração. A sequência dos factos mostra que a decisão de eliminarem o Bom Pastor está a consolidar-se.

Escutar a voz de Deus que chama. É preciso seguir a Cristo, o Bom Pastor e acompanhá-lo na sua paixão pelo bem da humanidade. “Tenho ainda outras ovelhas”; “Tenho de as conduzir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor”. Grande certeza de Jesus que é desejo e oração. E, desde então, uma bela história de amor se vai escrevendo com nomes conhecidos e outros nem tanto, na simplicidade da vida diária e em momentos de excepcional importância. Homens e mulheres, santos e pecadores perdoados. Padres e freiras, pais de família e filhos abençoados.

Hoje, ocorre a celebração do dia da Mãe. Que feliz coincidência com a festa do Bom Pastor. “O primeiro amor” que toda a pessoa experimenta é o dos pais, mas é “sobretudo no sorriso materno” que a criança encontra a primeira e feliz mensagem de acolhimento, a “afirmação de que existir é um bem”, a confiança tranquila e serena numa “verdadeira relação de amor” que sustenta, que dá “sentido à existência e forma, humana e espiritualmente”, afirma a Comissão Episcopal Portuguesa do Laicado e da Família. E prossegue: “É nosso desejo destacar o valor fundamental das mães na família, na sociedade e na Igreja, e lembrar que o seu estatuto e missão bem merecem a melhor atenção a nível político, legislativo, laboral e social, para que se sintam mais apoiadas e dignificadas na sua tarefa insubstituível de humanização da sociedade”.

Uma sociedade sem as mães “seria uma sociedade desumana” porque as mães testemunham sempre, “mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação, a força moral”. Na escola do Bom Pastor, aprende-se o amor de doação incondicional para que a vida seja feliz e abundante para todos.

O que eu penso sobre Fátima (2)

Crónica de Anselmo Borges no DN

Deus é fonte de vida

1 - Um problema maior deste tempo são a pressa, a imediatidade, a fragmentação. Alguém pára para pensar, para verdadeiramente se informar, reflectir? Alguém lê livros? Sim, livros? Porque um livro, quando é bom, dá que pensar, e tem princípio e meio e fim e aberturas para lá dele e é preciso dialogar com ele e os seus pressupostos e os seus horizontes. Mesmo num jornal, lê-se a notícia toda ou só o título? Afinal, um dos grandes perigos de hoje é que se vive de flashes, de impressões, na vertigem de um tsunami de informações e opiniões dispersas, intoxicantes.
No passado dia 14 de Abril, o jornal Expresso titulava na primeira página: "É evidente que Nossa Senhora não apareceu em Fátima" (Anselmo Borges). E remetia para uma entrevista na página 22. É claro que quem só leu este título ficou enganado. É verdade que eu disse aquilo. Mas quem foi ler a entrevista? Quem leu encontrou o que é fundamental: a necessária distinção entre "aparição" e "visão": "Posso ser um bom católico e não acreditar em Fátima porque não é dogma. Não me repugna, contudo, que as crianças, os chamados três pastorinhos, tenham tido uma experiência religiosa, mas à maneira de crianças e dentro dos esquemas religiosos da altura. É preciso também distinguir aparições de visões. É evidente que Nossa Senhora não apareceu em Fátima. Uma aparição é algo objectivo. Uma experiência religiosa interior é outra realidade, é uma visão, o que não significa necessariamente um delírio, mas é subjectivo. É preciso fazer esta distinção."
Como já aqui expliquei, é evidente que Maria não apareceu fisicamente em Fátima, pois o crente na vida plena e eterna em Deus sabe que essa vida é uma nova criação, para lá do espaço e do tempo; não é segundo o modo da vida neste mundo. Mesmo a ressurreição de Jesus não é a reanimação do cadáver, é evidente, e, por isso, está para lá das manifestações físico-empíricas. Eu acredito na vida eterna e que Jesus está vivo em Deus. Como é? Ninguém sabe. As grandes experiências, as que decidem da vida e da morte e do sentido da existência e da história, são interiores. É neste dinamismo que estão as experiências da fé religiosa, mesmo se - a experiência nunca é pura, nua - se dão no quadro de esquemas, figuras e imagens interpretativos, segundo as situações, os tempos e os contextos. O referente - pólo objectivo - é sempre o mesmo: o Mistério, o Sagrado, Deus, Presença transcendente-imanente, que o crente - pólo subjectivo - experiencia como Fundamento e Fonte de salvação.
Percebe-se então que há experiências religiosas melhores e outras menos boas. E lá está na entrevista: "E por isso digo que é necessário evangelizar Fátima, ou seja, trazer uma notícia boa. Porque mesmo para aquelas crianças aquela não foi uma notícia boa: que mãe mostraria o inferno a uma criança?"

2 - Qual é o núcleo da mensagem de Fátima? Em primeiro lugar, a oração. É uma grande mensagem? É. Para crentes e não crentes. Quem não precisa de rezar? Não necessariamente dizendo orações, embora os cristãos tenham a oração essencial que Jesus ensinou: o pai-nosso", onde está o núcleo da vida: a ligação à Transcendência, que é Amor; que o Reino de Deus venha: o Reino da verdade, da justiça, da dignidade livre e da liberdade na dignidade para todos e que lutemos por isso; a gratidão face ao milagre exaltante da Vida; o pão para todos; o milagre do perdão; a atenção ao essencial da vida, para se não cair na tentação da desgraça, do mal que fazemos a próprios e aos outros. A oração implica parar para escutar o silêncio e o que só no silêncio se pode ouvir: a voz da consciência e da dignidade, meditar, descer ao mais fundo de si, lá onde se encontra a ligação com a Fonte, donde tudo vem e onde tudo se religa e se faz a experiência do transtempo, para se poder viver no tempo sem se afundar na dispersão e no vazio.
A outra mensagem: "Fazei sacrifício e penitência." E aquelas crianças até a pouca comida que tinham davam às ovelhas pela conversão dos pecadores.
Fátima precisa de ser evangelizada. Evangelho quer dizer notícia boa e felicitante, mas, frequentemente, como bem viu Nietzsche, o que se anunciou foi um Disangelho: uma notícia desgraçada e que arrastou consigo imensa infelicidade. No Evangelho segundo São Marcos, Jesus inicia a sua vida pública, proclamando: "Metanoiete", cuja tradução normalmente é: "Fazei penitência", mas realmente o que lá está é: mudai de mentalidade, de modo de pensar; portanto, mudai de vida, de mentalidade, de atitude, e acreditai no Evangelho. Jesus anunciava: "Ide aprender o que isto quer dizer: Deus não quer sacrifícios, mas justiça e misericórdia." O que Jesus declarava era uma boa-nova: Deus é Amor, Fonte de vida, Liberdade criadora, que quer a vossa felicidade. "Não tenhais medo", é outra palavra constante de Jesus. Mas, realmente, o que se pregou muitas vezes foi um deus da tristeza, do medo, do terror, chegando-se ao limite de pregar que Deus precisou da morte do próprio Filho para se reconciliar com a humanidade. Foi deste deus que Nietzsche proclamou a morte, porque perante um deus assim só se pode desejar que morra.
É completamente diferente o que está no Evangelho. Jesus não foi morto para aplacar a ira de Deus, Ele entregou-se à morte e morte de cruz para dar testemunho da Verdade e do Amor: o único interesse de Deus é que os homens e as mulheres, todos, sejam plenamente realizados e felizes. Esse é o sentido do sacrifício: não o sacrifício pelo sacrifício, mas o sacrifício que traz vida. O sacrifício pelo sacrifício não vale nada, mas, por outro lado, sem sacrifício, nada de grande, de verdadeiramente valioso, se realiza. "Mudai de mentalidade": batei-vos pela vida, pela justiça, pela paz, pela felicidade, pelos direitos e pela dignidade divina de cada homem e de cada mulher, de todos. Sacrificai-vos por isso. É o que Deus quer e o que vale a pena. Para sempre.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

As areias soltas não me agradam...

Praia da Costa Nova

Esta fotografia, guardada nos meus arquivos, tem cinco anos e mostra bem o esforço feito pela autarquia para nos desafiar a caminhar até ao oceano sem o incómodo das areias soltas a fazerem-nos cócegas dos pés e a dificultarem-nos a caminhada. Está bem pensado para pessoas como eu que, sentindo a necessidade da maresia, não apreciam caminhar através do areal. Estes passadiços, contudo, também impedem a destruição das dunas.
Tenho para mim que esta fobia vem dos meus ancestrais. Também eles sentiam o incómodo de tais areias soltas que dificultavam a visita à sede do concelho, Ílhavo. Aquando da criação da freguesia, o parecer da Câmara Municipal lembra que «os povos do mesmo lugar [Gafanha ] se acham separados da sede da atual freguesia [S. Salvador] por uma grande extensão de areia solta, cuja travessia se torna bastante incómoda». E acrescenta que, por esse motivo, «o seu pároco e regedor não conhecem grande número dos seus habitantes, o que sobremaneira embaraça o serviço público». 

F.M.

‘Francisco: desafios à Igreja e ao mundo’ – Um livro de Anselmo Borges

Presidente da República na Gulbenkian (Foto da Ecclesia)

«O presidente da República Portuguesa disse que o Papa Francisco, que virá a Fátima nos dias 12 e 13 de maio, trouxe consigo uma “outra dimensão, outra visão” para a Igreja Católica, menos “eurocêntrica” e mais do “mundo”.
Na apresentação do livro ‘Francisco: desafios à Igreja e ao mundo’, esta terça-feira [ontem], na Fundação Calouste Gulbenkian, Marcelo Rebelo de Sousa definiu o Papa argentino como “o Papa das periferias”, para quem estar em Roma “é uma contingência”, pois “o essencial da sua definição vem de longe”.
(…)
O livro ‘Francisco: Desafios à Igreja e ao mundo’ é da autoria do padre Anselmo Borges, que durante a sessão de apresentação enalteceu um Papa que “por gestos e atos” tem procurado “trazer a todos ao palco da História e da dignidade” e que se tornou “um líder político-moral global respeitado e amado em todo o mundo”.»

Fonte: Agência Ecclesia 

Pode ler mais aqui e aqui 

Nota: Congratulo-me com a publicação de mais um livro de Anselmo Borges, autor que tenho o prazer de ler há bons anos. Aliás, as suas crónicas, publicadas todas as semanas no Diário de Notícias, são posteriormente editadas no meu blogue Pela Positiva, também há anos. Em Anselmo Borges aprecio a cultura, a lucidez e a oportunidade com que aborda diversos assuntos dos mais variados quadrantes. 
Anselmo Borges, padre católico, é docente da área das filosofias na Universidade de Coimbra. 

Festa de Santa Joana — 12 de maio

Programa:

09h15 – Compromisso de Cavaleiros e Aias- Investidura de novos Irmãos [Igreja de Jesus].
10h00 – Eucaristia [Sé de Aveiro], com cortejo litúrgico da Igreja de Jesus.
16h00 – Procissão, com saída da Sé e recolha na Igreja de Jesus após percurso por ruas da cidade.
org : Irmandade de Santa Joana Princesa

terça-feira, 2 de maio de 2017

Anabela Capucho


Anabela Capucho 

Neste mês de maio, em que decorre a primeira edição de iniciativa” Ilustração à Vista”, entre os dias 4 e 7, dedicamos a rubrica “A Nossa Gente” a Anabela Capucho, pintora da Fábrica Vista Alegre. 
Anabela Capucho nasceu a 20 de março de 1963, em Vale de Ílhavo, onde estudou até ao quarto ano de escolaridade. A sua ligação à Vista Alegre vem desde a frequência na Creche enquanto a mãe trabalhava na Fábrica. Aqui nasceu o gosto pelo Teatro quando começou a representar pelo então Teatro Cénico da Vista Alegre (agora Grupo de Teatro Ribalta). Em Vale de Ílhavo, e com apenas 10 anos de idade, integrou-se num grupo de jovens que cuidava de uma pequena biblioteca, um espaço contíguo à Capela de Vale de Ílhavo, e que também representava peças de teatro junto da Comunidade. O seu grande sonho era ser modista, mas quis o destino dar-lhe algo diferente, mas muito aliciante para si: aos 16 anos começou a frequentar aulas de desenho na Fábrica, tendo como professor Mário Catarino. Um ano e meio depois passou para a pintura, profissão que abraçou com entusiasmo e que desempenha com grande dedicação até aos dias de hoje. Foram já milhares as peças que pintou sobre biscuit, jarras, pratos, entre outros, passando o seu minucioso traço para cada uma delas. Neste momento, encontra-se a pintar um veado em biscuit, uma peça de série limitada que vai duas vezes ao forno, exige várias cores e implica muitas horas de rigoroso trabalho (seis dias).

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