domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Mundial da 3.ª Idade: 28 de outubro

Por Maria Donzília Almeida




Quando o Zé viu a Maria
Seu rosto se iluminou
E num golpe de magia
A Luz se incendiou!

Sentou-se à beira do ancião, com o bloco de notas na mão. Ia fazer-lhe uma entrevista.
A conversa fluía...numa moldura de afetividade. Falou dos seus tempos de juventude, da sua ida para a tropa, em 1940, com 20 anos, do seu regresso, no dia em que completava 22 anos. Foi aí, a sua primeira grande aprendizagem da vida. O tempo de recruta foi passado em Tancos, na arma de engenharia, segundo explicou. Havia várias especialidades, dentro daquela: os mineiros, os sapadores mineiros, os automobilistas e os sapadores caminhos-de-ferro.
À memória vinham as cenas dos bons velhos tempos, em que havia energia em superavit. A interlocutora ouvia, extasiada, a imaginar aquele belo mancebo, esbelto de 1,70m, e observava o brilho que assomara aos olhos do seu progenitor. No ano de 1940, houve um verão muito quente, pelo que. o Ministério da Guerra, que em 1950 passou a designar-se Ministério do Exército, tomou uma medida muito popular: os recrutas eram poupados aos rigores da canícula, na instrução militar, logo após o almoço. Assim, foi instituída “la siesta”, como dizem os nuestros hermanos! Numa época em que estavam, no poder, homens inteligentes, havia políticas que defendiam os interesses e a integridade física dos mancebos. É assim que se tem o povo nas mãos, indo ao encontro das suas necessidades!

sábado, 27 de outubro de 2012

Santa Maria Manuela na Figueira da Foz






O Lugre histórico de quatro mastros, Navio de Treino de Mar “SANTA MARIA MANUELA”, está de visita à cidade da Figueira da Foz este fim de semana, encontrando-se aberto a visitas no Sábado e no Domingo, das 10 às 22 horas
O Comandante e a sua tripulação terão todo o gosto em receber a bordo os visitantes dar-lhes e todas as informações sobre o navio, a sua história e a sua actual actividade.

Li aqui
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A lição da vida

"Não aprendeu a lição da vida quem não vence um medo a cada dia"

Ralph Waldo Emerson (1803-1882)

É bem verdade. O importante é enfrentar os medos e ultrapassá-los com coragem. Todos os dias, todos os momentos, com determinação. Dos medrosos e dos fracos não reza a história.


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Dia Nacional da Desburocratização:27 de outubro

Maria Donzília Almeida

Sátira

Desburocratização?
Que raio de palavrão!
Nesta pequena nação,
Mergulhada em corrupção,
Será sonho, ou ambição?
Utopia ou maldição?
É grande preocupação
Para o humilde cidadão,
Que gasta um dinheirão
Em tempo e consumição!
Mas, ali mesmo à mão,
Ao virar da esquina, ou não.
Fica a Loja do Cidadão!
Há uma enorme multidão
Que anseia uma solução
No meio da profusão
De gente atrás dum balcão!
Nunca há antecipação.
A espera é uma aflição
Sempre com o ticket na mão;
Às vezes uma imprecação,
Outras, a mera intenção
Entra em interação!
Chega a vez, é uma bênção!
Desburocratização?
Consumou-se? Ainda não!!!



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Da nossa vida podemos fazer uma obra de arte ou um desastre

Luto(s). Por quem os sinos dobram

ANSELMO BORGES

Várias vezes me perguntaram por que é que não escrevia algo sobre o(s) luto(s). Aí fica então a tentativa (hoje e no próximo sábado) de satisfazer esses pedidos. E faço-o nesta ocasião, porque, num tempo em que a morte se tornou tabu - o último tabu -, as nossas sociedades permitem que os mortos nos visitem nestes dias, concretamente 1 e 2 de Novembro.
O dia 1 será este ano feriado nacional pela última vez. Permita-se-me, neste contexto, que manifeste a minha total discordância pelo facto de, na negociação do fim de dois feriados religiosos, a Santa Sé - o Vaticano, na linguagem corrente - ter optado por cortar o dia de Todos os Santos em vez do dia 15 de Agosto, Assunção de Nossa Senhora. Afinal, já havia uma festa dedicada a Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, no dia 8 de Dezembro. E os dias 1 e 2 de Novembro são mais universais, pois são os dias da Memória e da Interrogação.

A necessidade força-o a pedir esmola


CORAGEM! ELE ESTÁ A CHAMAR-TE

Georgino Rocha


Esta exortação “faz a ponte” entre o grito confiante de Bartimeu e a atenção que Jesus lhe quer dispensar. Condensa e exprime o desejo recíproco do encontro, do diálogo pretendido, da compaixão suplicada. Evidencia a situação de quem está retido à beira dos caminhos da vida e dos que livremente vão fazendo o seu percurso, integrando-se nas multidões ou acolhendo-se a grupos de preferência.
Marcos narra o episódio do cego de Jericó, colocando-o pedagogicamente após a tensão surgida entre os apóstolos por causa de saber quem entre eles é o maior e antes de se “fazerem ao caminho” que o Mestre decididamente ia tomar rumo a Jerusalém. Aqui, se desvendará quem é o primeiro no reino de Deus: o que, por amor, a tudo se sujeita, mesmo à morte de cruz. O autor pretende “desenhar” o perfil do verdadeiro discípulo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Será que somos capazes de escutar o clamor dos pobres?


Verdade nas palavras e nos gestos

Por António Marcelino


Dói e incomoda ver a Igreja dizer que “As alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo” são as suas e as dos discípulos de Cristo e “que nada existe de verdadeiramente humano que não encontre eco no seu coração”. O bem não tem história, é verdade, e o que se faz de bem considera-se normal na linha do Evangelho de Cristo. Mas qual deve ser a leitura das omissões, das indiferenças, das insensibilidades que levam a não considerar as prioridades das pessoas, quando não mesmo a esquecê-las ou menosprezá-las? As épocas de crise que afetam a vida das pessoas são especialmente propícias para considerarmos as nossas atitudes, gestos de partilha, prioridades pessoais e comunitárias. É verdade que as instituições da Igreja estão, em todo o lado, na fila da frente no apoio às vítimas das crises sociais. Mas elas não agem por procuração e, em muitos casos, pouco podem contar com os diversos membros e instâncias da Igreja, mormente quando programam e gastam como se vivêssemos no melhor dos mundos.
Será que todos nós, cristãos, somos capazes de escutar o clamor dos pobres, como grito que não permite delongas e nos convida a rever, com coerência, o que fazemos e o que deixamos de fazer? 

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