DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM - 19
BICICLETA DE RODA ELEVADA
Caríssima/o:
Creio que ao olharmos para a imagem que aí fica muitos recuarão para os seus tempos de Feira de Março onde se apreciavam os malabaristas...
Pois, sendo uma invenção francesa, após a guerra de 1870, foi em Inglaterra que o velocípede se vai desenvolver com maior rapidez.
James Starley idealizou um biciclo, baptizado de "Gran-Bi"... Esta invenção foi patenteada pelo nome de Ariel...
A fabricação da bicicleta de roda elevada, foi uma resposta directa às limitações do velocípede. Foi necessário o aumento da roda dianteira (chegou a 152 centímetros) para um ganho de velocidade e conforto se comparado ao seu rival...
A diminuição da roda traseira foi obrigatória, para o ganho de estabilidade. O selim foi colocado quase que acima do cubo dianteiro para fornecer uma ciclística considerável... A bicicleta de roda elevada tinha chegado a um estágio de desenvolvimento em que a sua velocidade e o conforto realmente eram bons...
O problema é que pela sua altura, os acidentes como tombos e ataques de animais raivosos, deixavam o condutor "quebrado"... Diga-se de passagem, muitos ciclistas morreram devido aos tombos com a bicicleta de roda elevada... Chegou-se ao ponto da indústria de armas desenvolver arma e munição (velodog) para que o condutor em caso de ataque canino mantivesse a sua integridade física...
Este veículo, avalizado pela Starley & Smith, esteve em fabricação por mais de dez anos...