domingo, 7 de setembro de 2008

Senhora dos Navegantes no Forte da Barra - 2

2 – Capela de Nossa Senhora dos Navegantes A capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes é, sem dúvida, o mais antigo templo católico das paróquias da península da Gafanha. Sobre ela, diz o Padre João Vieira Rezende, na sua “Monografia da Gafanha”: “No Forte, freguesia da Gafanha da Nazaré, começou a ser construída em 3 de Dezembro de 1863 a capela de Nossa Senhora dos Navegantes, sob a direcção do exímio engenheiro Silvério Pereira da Silva, a expensas dos Pilotos da Barra, sendo então piloto-mor um tal senhor Sousa. Custou 400$000 réis. Na parede está fixada uma lápide que diz: «Património do Estado». Há de interessante e invulgar nesta capela as suas paredes ameadas e a ombreira da porta principal, de pedra de Ançã, lavrada em espiral com arco em ogiva. Celebra-se a sua festa na última segunda-feira de Setembro com enorme concorrência de forasteiros das Gafanhas, de Ílhavo, Aveiro e Bairrada. Nesse dia Aveiro é um deserto por se terem deslocado para ali muitos dos seus habitantes. A procissão ao sair do templo segue por sobre o molhe da Barra e regressa pela estrada sul que vem do farol. A festa é promovida pela Junta Autónoma da Barra.” Tanto quanto se sabe, o templo mantém com rigor a traça original, apesar das obras de restauro e conservação por que tem passado. Pequenina, a capela ali está inserida, e bem, no complexo portuário que entretanto foi nascendo e se desenvolveu, dando, presentemente, sinais de que vai crescer ainda mais. A Senhora dos Navegantes, que os nossos pescadores e mareantes tanto veneraram nos tempos dos nossos avós, não deixará, contudo, com a sua ternura de Mãe, de velar por quantos sulcam as águas do mar, não já na Faina Maior, que o bacalhau que comemos já é mais importado do que pescado pelos portugueses, mas sobretudo nos transportes marítimos e na pesca costeira. Do texto do Padre Rezende, registamos, como ponto de partida para uma análise mais profunda, o pormenor, significativo, da construção da capela ter sido iniciativa dos Pilotos da Barra e a expensas suas, não se sabendo se houve, ou não, qualquer pedido ou sugestão das populações, entidades eclesiásticas, políticas ou autárquicas. Seria curioso saber se o piloto-mor, o tal senhor Sousa, era pessoa da nossa região e ligada à Igreja. Por outro lado, seria bom descobrir-se como apareceu aqui a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes, como se escolheu a imagem e quem deu a ideia para a expressão do rosto. Teria sido tudo trabalho do piloto-mor? O facto de as paredes do templo serem ameadas prende-se, compreensivelmente, à existência do Forte Novo ou Castelo da Gafanha, numa certa homenagem à defesa da zona das investidas por via marítima dos inimigos da Pátria.
Fernando Martins

Eça de Queiroz na Costa Nova

Às vezes, dá-me para isto: Mostrar que pela nossa terra passaram grandes vultos, que deixaram marcas disso mesmo. Nem sempre, porém, tenho a disponibilidade para procurar esses registos. Mas os meus amigos podem dar uma ajuda... Fico à espera de textos e fotos.
FM Mais Eça na Costa Nova. Leia aqui

GAFANHA DA NAZARÉ: PINTURA NA OP ART

REGISTOS DE MÁRIO SILVA
Na Galeria OP ART, mais voltada para a arte contemporânea, está patente ao público uma exposição de pintura do artista Mário Silva. São XLVI Registos Pictóricos que podem ser apreciados até 30 de Setembro, de segunda a sábado, das 9.30 horas às 12.30 e das 15 às 19 horas. Porque nem sempre temos exposições de nível entre nós, esta é uma excelente mostra para quem gosta de arte de pintores dos nossos dias.

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 93

A MATEMÁTICA
Caríssima/o: Hoje abre-se diante de nós um grande mundo: o da polémica! Contudo não vou por aí; com a minha modesta máquina pretendo mostrar-vos algumas imagens da nossa aprendizagem da matemática. Se desfocadas, peço desculpa. Ora, nesses tempos havia a aritmética e a geometria. Ninguém fala desta última pelo que deve estar de boa saúde, a desgraçadinha! Mas era nesta área que estudávamos o ponto, a linha, a recta, a curva, a linha poligonal, a mista, as paralelas, as concorrentes: perpendiculares e oblíquas, os ângulos, os polígonos, a circunferência e o círculo, o plano e o espaço, os sólidos, sem esquecer as respectivas áreas e volumes. Começava-se na terceira e completava-se na quarta classe. Tudo isto era exemplificado e trabalhado no quadro preto utilizando a régua, o esquadro, o compasso e o transferidor, bem como os sólidos geométricos da caixa métrica. A aritmética ia do ensino dos números até aos problemas das torneiras: tabuadas, contas, reduções, complexos, fracções e problemas. Havia três momentos: apresentação e compreensão, aplicação, memorização ou mecanização. E ia-se subindo como se de uma escada se tratasse. Víamos companheiros aflitos com muita dificuldade e apreciávamos os esforços que o professor desenvolvia para que atingissem o mínimo que lhes permitisse irem a exame e não fazerem vergonhas! Cedo eram introduzidas as contas (operações), logo na primeira; de tal forma que havia um adágio que se repetia nesta fase: “Na segunda, leitura e contas; leitura e contas!...” Assim, para além de uns problemas simples de uma operação, o grande trabalho nas duas primeiras classes consistia na automatização das operações já que todas elas tinham sido introduzidas na primeira, depois da memorização das tabuadas, para que, quando aparecessem os problemas a sério, os alunos estivessem preparados para pensarem no seu raciocínio sem se preocuparem com a realização das operações já mecanizadas... Alguns ainda se lembrarão “dos comboios” com que enchíamos as lousas! Era cada uma! Na terceira era introduzido o sistema métrico que depois originava as reduções; é sempre bom recordar as unidades que estavam “na razão de um para dez... de um para cem... de um para mil...” E depois as unidades de tempo e os graus que implicavam as operações com complexos... Muitas vezes, tínhamos de virar a lousa para terminar os cálculos, como quando nos perguntavam quantos segundos havia num ano! Ora um ano tem 12 meses e um mês, trinta dias... As fracções entravam logo na primeira classe. Tudo muito básico mas que nos levava a ficar com a noção de metade, da terça parte, ... de um nono... Depois na quarta não havia segredos para a adição e subtracção de fracções (mesmo com denominadores diferentes...) nem tão pouco a multiplicação ou divisão... Os problemas que tinham entrado já na primeira eram o prato forte da quarta, onde chegavam a ter seis e até mais operações. Para atingir este aprumo havia um longo caminho a percorrer desde a arrumação do quadro dividido em três zonas: à esquerda, os dados; em cima, as indicações e, por baixo, as operações. Escritos os dados, o aluno devia ser capaz de repetir o enunciado para, logo de seguida, indicar o raciocínio e tentar, se fosse caso disso, atingir a solução com o cálculo mental. Só a título de exemplo deixo aqui um dos célebres problemas que nos apareciam nos cadernos de problemas: “Um tanque tinha duas torneiras: uma enchia-o em 3 horas e outra levava 6 horas a esvaziar o mesmo tanque. Se abrirmos as duas torneiras ao mesmo tempo, ao fim de quantas horas fica o tanque cheio?” Claro, não é preciso dizer que não havia máquinas de calcular... O barulho era feito pelos ponteiros a bater nas lousas... ou seriam os neurónios a ranger?! Manuel

sábado, 6 de setembro de 2008

Eça de Queiroz na Costa Nova

Eça de Queiroz passou pela Costa Nova, conforme referiu em alguns escritos. Leia aqui.

O SÉCULO XXI SERÁ RELIGIOSO?

Há aquele dito, constantemente repetido, atribuído a André Malraux: "O século XXI será religioso ou pura e simplesmente não será." Mas ele negou ser o seu autor. Prevenindo para o perigo do vazio espiritual da civilização ocidental - "civilização das máquinas e da ciência superpotente, mas incapaz de dar ao Homem uma razão de viver" -, o que disse foi: "Nunca disse isso. O que digo é mais incerto. Não excluo um acontecimento espiritual à escala planetária." Segundo a revista Philosophie magazine, no número de Setembro, donde tiro as citações, a expressão de Malraux acabaria por antecipar o grande abalo, à escala do planeta, da passagem do racionalismo das Luzes ao retorno do religioso nas suas múltiplas facetas. Ainda no quadro do Iluminismo, E. Renan escreveu, em O Futuro da Ciência, que "a humanidade que sabe" iria substituir "a humanidade que crê". Depois, os "filósofos da suspeita", Marx, Nietzsche e Freud, denunciarão a religião não apenas como superstição, mas como neurose colectiva, ópio do povo, ódio da vida, concluindo o seu processo com a sentença da "morte de Deus". Mas, como escreve Martin Legros, afinal, "o século XXI parece estruturar-se mais à volta das identidades e das crenças religiosas do que da razão". Para Max Weber, a modernidade caracterizava-se pelo "desencantamento do mundo", entendido como "o abandono da magia como técnica de salvação". Tinha, no entanto, a convicção de que o processo de racionalização deixaria em aberto a questão do sentido. A secularização não responde às perguntas metafísicas. Assim, outro sociólogo, Peter Berger, reviu a sua tese da secularização no sentido de secularismo, escrevendo que "o mundo actual é tudo menos o mundo secularizado que tinha sido anunciado, para gáudio de uns e lamento de outros, por tantos analistas da modernidade. Não existe nenhuma razão para pensar que o mundo do século XXI será menos religioso". Os dados estão aí, quando se considera "a geopolítica da fé". Há um progresso fulgurante do islão, com 1300 milhões de fiéis, ultrapassando o número dos católicos, e do neo-protestantismo - sobretudo do evangelismo pentecostal, "centrado na adesão pessoal, no milagre e no cuidado da cura espiritual" -, com milhões de conversões na África, na Ásia e na América Latina e que será "a grande religião do século XXI (maioritária a partir de 2050)". Anselmo Borges
Leia todo o artigo no DN

Romaria ao São Paio da Torreira

Fotografia do Álbum Carneiro da Silva, S. Paio da Torreira, 1922
Contava-me a minha avó paterna que os seus pais eram lavradores, na Gafanha da Nazaré, no tempo em que ainda só havia sete núcleos de moradores. Verdadeiramente ela dizia sete casas o que eu acho muito pouco. Como alguns conterrâneos, o seu pai possuía um barco moliceiro com o qual recolhia o adubo para as terras. Era costume na altura usar o barco, para com familiares e amigos – dado que as colheitas estavam feitas e arrumadas – fazer o périplo das festas à beira da ria: São Paio, Sra. da Saúde e Sra. das Areias. No barco pernoitavam, cozinhavam e comiam. Falando desse tempo, às vezes a minha avó recordava uma ida ao São Paio que me ficou gravada em verso: ainda ela mal tinha posto os pés em terra, surgiu não se sabe de onde, um homem todo empertigado de viola ao peito cantando-lhe assim:
Ó minha linda menina, Não me sais do pensamento. Vou falar com o teu pai, Vou pedir-te em casamento. “E vai eu ós’pois respondi-lhe assim:”- dizia ela Vai-te embora homem casado, Panela velha sem fundo. A ti já te não são dadas Barbaridades do Mundo.
Possivelmente o rosário seguia por aí fora como era típico na época. Os arraiais eram as discotecas de então. Esta cena passou-se por volta de 1900, igual a tantas outras, que eram o espírito do convívio festivo do São Paio, à mistura com comezainas, bailaricos e melancias das Quintas do Norte. A primeira vez que fui ao São Paio, cerca de 1990, ainda apanhei alguma desta espontaneidade popular, daí para cá isso tem-se perdido em troca com outras formas de expressão mais actuais: regatas, concursos de painéis dos barcos moliceiros, jogos florais e festivais de canções. Mas o São Paio continua fiel à tradição que todos os anos no princípio de Setembro arrasta multidões de forasteiros e emigrantes à típica Vila da Torreira. João Marçal :
NOTA: Aqui fica a sugestão, oportuna, de Ana Maria Lopes, de Marintimidades

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