quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Um artigo de António Rego

DUAS FRENTES
Os tempos não deixam de nos surpreender. No Vaticano, com um Porta-voz novo e um Secretário de Estado acabado de empossar, eis que surge matéria complexa e imediata para os dois, na sequência dum discurso do Papa Bento XVI na Aula Magna da Universidade de Regensburg aos representantes do mundo científico. A citação dum texto medieval, recentemente lido por Joseph Ratzinger, despoleta uma série de reacções nalguns sectores muçulmanos, de tal forma que se torna em caso diplomático e político, para não falar da violência com que algumas igrejas cristãs foram atingidas. O Papa, no seu discurso, tocou o ponto nevrálgico de incompatibilidade total entre fé e violência ou "difusão da fé pela espada". Mas esta referência tem um enquadramento. Bento XVI fala a gente da ciência para dizer que a razão não pode expulsar Deus da vida e a fé não pode separar-se da razão. Neste contexto surgem as citações que apenas uma leitura apressada ou fanática interpretará como ofensa ou agressão a Maomé. Parece que chegamos de novo ao nervosismo de linguagem que os media utilizam para tornar vivas as suas crónicas e o uso de textos e pretextos para incendiar a opinião pública. Honra a grande parte dos responsáveis de comunidades islâmicas que entenderam o que Bento XVI tinha dito e até alguns agradeceram a explicitação de princípios duramente cultivados pelas correntes lúcidas e moderadas do Islamismo. O texto tal como pretendia incluir Deus na ciência e no mundo contemporâneo com a inevitabilidade da razão, também recusava a espada como instrumento de implantação da fé. Bento XVI, por ocasião do Angelus manifestou-se magoado pela interpretação enviesada das suas palavras. E recordou que o seu discurso" era um convite ao diálogo franco e sincero, com grande respeito mútuo." Importa neste momento realçar o papel dos comentadores dos media que perceberam a falsa armadilha que se estava a lançar não apenas à Igreja mas ao próprio mundo ocidental. O conjunto de leituras sobre o incidente revelou o risco das sínteses precipitadas que se pretendem fazer passar por análises. E pela separação completa entre um discurso que recorda a história, não para ofender ninguém, mas para reafirmar a urgência da presença de Deus no mundo de hoje, proclamada pelo Cristianismo e pelo Islamismo. Mas com a recusa total da violência como arma política ou religiosa.

Imagens do mar

O PESCADOR, EM BUARCOS

Se for à Figueira da Foz, aconselho-o a caminhar, calmamente, pela marginal, até Buarcos. Lá mais adiante, um pouco longe do centro da Figueira, é certo, não pode deixar de apreciar este monumento ao pescador daquela terra, de tantas tradições marítimas, e não só. É verdade que há menos pescadores, mas sempre há por ali quem pesque saboroso peixe que dá vida a bons pratos, nos muitos restaurantes daquelas praias. Verá que, com o passeio e com a maresia a abrir-lhe o apetite, e depois com uma boa caldeirada, dará graças a Deus por tanta paz que tudo isto lhe pode oferecer.

Bom passeio e bom apetite.

Fernando Martins

Um artigo de Acácio Catarino, no CV

Voluntariado
com sensibilidades
diferentes
São bastante diversificadas as sensibilidades dentro do voluntariado e em relação a ele. O mais tradicional não se designava por “voluntariado”, exceptuando o caso dos bombeiros e pouco mais; outrora designava-se por serviço, “ajuda”, dádiva, partilha, assistência, caridade...
Normalmente, esse voluntariado achava-se associado à dádiva de outros, para além do trabalho, e não recebia compensação das despesas efectuadas. Não considerava necessário um quadro legal de regulação, nem um quadro de direitos e deveres. As palavras “responsabilidade” e “compromisso” traduziam melhor o seu tipo de relacionamento.
Pelo contrário, o voluntariado mais recente assume naturalmente a designação, considera necessários os quadros legal e de direitos e deveres, bem como a compensação das despesas efectuadas. Insiste bastante no imperativo da organização e até defende que o trabalho voluntário, caracterizado pela gratuitidade, deve ser tão profissionalizado como o remunerado, qualquer que seja o número médio de horas semanais de serviço.
Compreensivelmente, observam-se reservas mútuas entre o voluntariado mais tradicional e o mais recente, podendo afirmar-se que se estão a aproximar um do outro. Observa-se até uma verdadeira convergência das diferentes famílias e histórias de voluntariado.
Umas e outras vão tomando consciência daquilo que as une e sabendo conciliar aquilo que as diferencia.Trata-se de um processo evolutivo merecedor de simpatia e de atenta ponderação.
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Fonte: Correio do Vouga

Um artigo de Alexandre Cruz

Diálogo de surdos?
1. Não é fácil chegarmos ao entendimento dialogante quando os canais de recepção têm meias leituras sensacionalistas ou análises ideológicas de quem vê o outro não como irmão mas com distância desconfiada. O “caso” do belíssimo e profundo discurso “racional” de Bento XVI sobre questões que em leitura descontextualizada incendeiam a “emoção colectiva” menos atenta e pouco cuidadosa em “ler o conteúdo com olhos de ler” diz-nos que no chamado diálogo inter-religioso há muito a aprender. Será caso para dizer que nem todas as razões a “razão” conhece, e quando a inesperada reacção acontece é sinal de que as ondas de sintonia andam muito desencontradas. Afinal, como dialogar? Haverá lugar no “diálogo” para as verdades fundamentais? Será possível chegar aos consensos que estimulem positivamente as emoções colectivas que tantas vezes carecem da dose “qb” de “razão”? É possível, da parte da chamada teologia ocidental, escolher outras citações menos delicadas? Afinal, onde param, mais uma vez, as facções do Islão que poderiam por água na fervura dando o verdadeiro sentido ao texto e apaziguando os ânimos? No fundo, qual o lugar da “razão” no diálogo? Será possível o diálogo inter-religioso sem dizermos que “Deus não tem nada a ver com a guerra nem, quer nada com a guerra”? Ou no “diálogo” haverá lugar só para meias verdades que vão entretendo?... Das tantas análises, sob os diversos prismas que no fundo de tudo vão ao encontro da relação entre o ocidente e o mundo islâmico, foi de apreciar os testemunhos insuspeitos de líderes de outras religiões ou personalidades que se consideram indiferentes ao fenómeno religioso, que manifestaram apreço objectivo pela profundidade do discurso académico de Bento XVI sobre as relações entre “Fé, Razão e Universidade; Memórias e Reflexões”; para alguns, que leram todo o texto e só depois fizeram comentário, foi mesmo novidade bem estimulante toda a fundamentação filosófica e teológica do discurso que, na fronteira, procura despertar os horizontes da inteligência humana. Assim, o primeiro passo, princípio de honestidade intelectual, será sempre o ler todo o texto e só depois se pronunciar sobre ele; não um alinhar em meias leituras com slogans sensacionalistas, como acaba por denunciar o próprio director do Público, José Manuel Fernandes, referindo-se ao mau jornalismo que contribuiu para a confusão. 2. Em verdade, o que disse Bento XVI? Mesmo dos meios menos simpáticos para com o Papa alemão vai-se notando uma admiração na coragem que ele tem em, num espírito de pluralismo cultural, chamar os nomes às “coisas”. Não se pense que ele terá dito algo de novo, de modo algum; o que ele disse uma boa parte da população do mundo o diz: “agir de modo irracional é contrário à natureza de Deus” pois é diminuição de humanidade; ou seja, sem qualquer apologia ‘caseira’ mas em discurso aberto a questões universais, sublinha que a Fé deverá conter dose “qb” de razão, tem estrutura, pensamento, razoabilidade…e mal vai quando a emoção sem razão cresce a ponto da convicção não ser pensada; este, sem o bom senso, é o salto para o fanatismo... Não é novidade este apelo que afinal corresponde ao espírito da dignidade e dos direitos humanos; já em Agosto de 2005, na sua viagem a Colónia (Alemanha), Bento XVI confrontou os representantes islâmicos com o fenómeno do terrorismo, afirmando que "os programadores dos atentados demonstram que desejam envenenar os nossos relacionamentos e destruir a confiança, servindo-se de todos os meios, até mesmo da religião, para se oporem a todos os esforços de convivência pacífica e tranquila". Porque nesta altura não existiram manifestações?... Separando as águas, seja Papa conservador ou progressista, seja líder desta ou daquela religião ou de filosofia social ou política, seja trabalhador em fábrica, professor, aluno ou “cidadão” comum que cada dia faz o melhor que está ao seu alcance, seja mesmo indiferente (ainda) às questões de um sentido para a vida, sempre que “alguém” disser que a “guerra santa” é um mal objectivo e que a religião nunca deve ser confundida com a violência, aí estamos mais próximos da “verdade” absoluta de que “Deus é amor”. 3. No meio de tudo isto, é certo que poderão existir outras citações sobre pensadores passados menos sensíveis, certamente. Mas o fundamental de tudo será que para haver “diálogo inter-religioso”, de facto, a “verdade” objectiva da rejeição da violência, do fundamentalismo e do mal terá de ser um ponto de convergência de todos. E mais: talvez tenha chegado o tempo do Islão puro, moderado, ter “palavra” forte de moderação e bom senso nas seitas extremistas islâmicas… Onde estão os moderados no papel de moderadores? É essencial! Ou terão, eles próprios, medo de ser acusados de “ocidentalizados” e por isso preferem calar-se deixando andar? Já em outros escritos sublinhámos que, infelizmente, fanatismo existe em imensos lados e instituições, e não só no âmbito religioso; fanático e fundamentalista será o que não atingiu a maturidade do “diálogo” que complementa e enriquece a todos. O discurso de Bento XVI talvez tenha sido também “uma verdade inconveniente” e delicada mas, no fim de tudo, pode apresentar-se como um programa para “aprendermos mais a dialogar” (sem guerrear). Seria uma urgência histórica, continuando a apurar as “condições do diálogo” pois não é possível dialogar com “armas” ou desconfianças!... Talvez este seja o novo muro de Berlim que caberá ao Papa entreabrir pela estrada da “razão”… A-ver-vamos (ou não), assim seria tão importante no mundo globalizado! É verdade que diálogo à força é impensável, seria de surdos; mas que bom seria que todas as forças humanas se colocassem em fecundo diálogo para melhor nos conhecermos e mais futuro projectarmos!...

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Televisões de cabeça perdida?

Alma sã em corpo são
Confesso que me intriga o comportamento de gente que aposta em programas com cenas de sexo em horas acessíveis a muita gente. Gente jovem e gente menos jovens. Diz Francisco Penin, o director de programas da SIC, onde uma telenovela com essa marca vai passar, que esta é uma aposta da estação, porque, sublinha, “estas cenas fazem com que mais gente veja a série". É pena, a meu ver, que responsáveis por uma televisão, com responsabilidades na formação das pessoas, insistam em programas com conteúdos que possam ferir sensibilidades, à custa da conquista das audiências. Ainda há meses, em Aveiro, o jornalista José Carlos de Vasconcelos garantiu que os programas, com qualidade, mais tarde ou mais cedo acabarão por merecer a preferência do povo, pelo que urge avançar com eles. Mas não há dúvida, pelo que se vê, que há directores, com responsabilidades nessa matéria, que teimam em seguir os caminhos mais fáceis, por mais degradantes que eles sejam, em detrimento do que possa contribuir para o enriquecimento das pessoas, ao nível da formação moral, cultural, social e cívica. E o mais caricato disto tudo é que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que já iniciou um processo de averiguações para saber por que passou a SIC “spots” promocionais da série, com cenas de sexo, durante o dia, não consegue levar as pessoas à razão. Em resposta, Francisco Penin frisa que a conversa que teve com aquela entidade não teve qualquer efeito na decisão de passar os episódios, depois das 23 horas, sabendo ele, como sabe toda a gente, que a essa hora ainda há crianças e adolescentes de pé e a ver televisão. Continuo a pensar que neste País, que é o nosso, não faltam directores de programas, afinal, para quem o lucro justifica todos os procedimentos. E o mais grave é que, de certeza, não lhes hão-de faltar apoios publicitários de firmas ligadas a produtos que consumimos. Claro que essas séries apenas se destinam a pessoas sem mente sã. E que, por essas e por outras razões, dificilmente chegarão a ser gente de alma sã em corpo são. F.M.

Imagens da Ria

FOI ATRAPALHAÇÃO NA MANOBRA
Tive ontem, pela tarde, a visita do ex-arrais Gabriel Ançan. Está velho. Sempre são setenta e quatro anos de idade, dos quais cinquenta e três de arrais, em seis costas. Mas ainda hoje, à ré de um barco sardinheiro, não faria má figura. É de cerne, o Ançan, e do mais rijo. Nunca esteve doente… Salvou para cima de cento e vinte vidas. Ainda novo, perdida estaria a tripulação da barca francesa Nathalie se não fora ele. A mulher do capitão, desvairada pelo terror, atirou-se do convés para o mar: recebeu-a o Ançan nos braços. “Pesava menos que um lenço de assoar, mas como vinha tocada do alto, ainda me fez arrear um bocado os cotovelos.” … Ainda garoto foi dos que foram buscar a Senhora D. Maria II a Ovar. O Senhor D. Luís qui-lo para seu arrais. “Ainda estou novo, meu Senhor, e aqui não há quem me substitua.” Como intermináveis formalidades burocráticas lhe entravassem, durante três anos, a pensão requerida, tirou-se dos seus cuidados e partiu para Lisboa com dez tostões no bolso… Chegado às Necessidades, respondeu ao familiar de serviço: “Diga a Sua Magestade que é o Ançan, e verá como ele me recebe logo”… E da visita ao Senhor D. Carlos, só lhe ficou o remorso de ter saído de proa, isto é, de costas para o Rei. “Foi atrapalhação na manobra!” Chegou a ver todos os filhos, três, arrais como ele; e era lindo, comovedor e exemplar, ver sair, ao mesmo tempo para o mar, quatro companhas, de quatro Ançans. E se deixou a faina não foi porque já não pudesse fazer-lhe frente. “Ainda me não assusto, mas já não salto para bordo nem acudo às aflições com a prontidão de outros tempos e, tendo levado a vida a salvar gente, não quero arriscar-me a que me salvem a mim”. (Cunha e Costa, Paisagens, perfis e polémicas) In “Geografia de Portugal”, de Amorim Girão : Nota: Foi respeitada a ortografia

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Combate à pobreza

Governo quer prioridade
ao combate à pobreza
de crianças e de idosos
O Governo aprovou as linhas gerais do Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI) até 2008, documento que pretende dar prioridade ao combate à pobreza de crianças e idosos, e à integração de imigrantes e deficientes. Estabelecido para o período de 2006-2008, o PNAI é o documento multi-sectorial e multi-dimensional de coordenação estratégica e operacional das políticas de combate à pobreza e à exclusão social, em observância da Estratégia de Lisboa e fundado em objectivos comuns aplicados a todos os Estados da União Europeia.
Os grandes objectivos que vão estruturar a elaboração do PNAI são: A definição de um número restrito de prioridades fundamentais para obter resultados no combate à exclusão; A identificação de um número restrito de metas de cariz instrumental, garantindo que as mesmas se encontram devidamente alicerçadas em medidas concretizáveis e com financiamentos garantidos;A identificação de resultados que possam ser mensuráveis e devidamente avaliados.
Deste modo, o PNAI visa a adopção de medidas que permitam combater a pobreza persistente e encontra-se estruturado em torno de três prioridades: Combater a pobreza das crianças e dos idosos; Corrigir as desvantagens na educação e formação; Ultrapassar as descriminações e reforçar a integração das pessoas com deficiência e dos imigrantes.
"O PNAI tem prioridades bem definidas, instrumentos, medidas e metas quantificadas", referiu o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros.
Além das prioridades ao combate à pobreza de crianças e idosos e integração de deficientes e imigrantes, Vieira da Silva declarou que o PNAI privilegiará também acções que visem "corrigir as desvantagens na educação e formação".
"Combater as desvantagens na educação e na formação é lutar para que não se perpetuem os ciclos de pobreza", justificou o membro do executivo, sublinhando que o plano "pretende envolver a sociedade civil e as autarquias".
"Vamos fazer uma abordagem territorial dos problemas, porque as questões que se levantam apresentam uma abordagem diferenciada consoante as regiões do país", explicou.
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