terça-feira, 20 de junho de 2006

"Planeta Água", no Navio-Museu Santo André

ATÉ 30 DE JUNHO

Navio-museu Santo André

:: "Planeta Água" - Fotos de Paulo Magalhães

Até ao próximo dia 30 de Junho pode visitar, no Navio-Museu Santo André, a exposição "Planeta Água", fotos da autoria de Paulo Magalhães. Esta manifestação cultural, inaugurada aquando das comemorações do Dia do Porto de Aveiro, a 3 de Abril de 2006, resultou de uma parceria entre as seguintes entidades: Museu Nacional Machado Castro, Conselho da Cidade de Coimbra, Museu Marítimo de Ílhavo e APA- Administração do Porto de Aveiro,S.A.
"Planeta Água" é um projecto que tem por objectivo principal a promoção de valores de cidadania, através de uma abordagem interactiva e participada que contempla modos diversos de apropriação do real - a ciência, a literatura e a fotografia.
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Fonte: Porto de Aveiro

Um artigo de Alexandre Cruz

Inacreditável!
E depois…
1. Por altura do Dia de Portugal abriu em cena, em Lisboa, no Teatro da Comuna, uma peça vinda de Espanha. Se o vento e o casamento, pelo ditado popular, já não costumam ser muito bons, então no campo da arte teatral desta encenação presente a fasquia desce até ao impensável. Se no campo das artes toda a inspiração habitualmente se molda habilmente e enobrece – é esse o legado de milénios de história com arte, mesmo na sátira -, esforçando-se por aliar a criatividade, inspiração e elegância, partilhando o “melhor” que se sente e anseia, então, eis que na peça em causa o melhor de bom gosto que os ideólogos e realizadores partilham pode-se transcrever no título “Me cago en Dios”. Inacreditável, por onde pára e se delicia a imaginação parceira da Cassefaz e da Associação de Actores de Madrid! 2. O impensável à luz do bom senso está aí e é delicioso atractivo para a polémica que vende; quer o lugar do “silêncio” do não dar importância nem alimentar questões inflamadas que possam beliscar a sagrada liberdade de expressão, quer o lugar da “palavra” de inquietação e indignação pelo futuro cada vez mais indignificante em termos humanos que antecipamos em “lavar as mãos” e abrimos palco ao “lixo”. E não se pense que são questões de religião, de forma alguma, são as colunas referenciais e essenciais da sociedade que estão em questão; nesta peça em causa, em que se “encena livremente o que se quer sem ninguém ter nada a ver com isso” está a encenação “Me cago en Dios” em que o cartaz apresenta uma sanita aberta, da qual saem (ou para a qual entram) vários símbolos religiosos: uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, um Buda, um crucifixo, uma bandeira com o Crescente Vermelho. 3. Agora dizemos nós: não tenhamos ilusões, hoje, com todo o respeito pela liberdade de arte – mas também com a nossa liberdade de apreciar ou não… - nesse local “baixo” estão estes símbolos; amanhã serão outros que “merecerão” pela arte (que é sempre “emblema” do sentir) esse destaque: serão os símbolos e brasões das instituições, as bandeiras dos países e das cidades; e depois, o que falta? Faltam as pessoas, as crianças e os idosos nesse local, … E depois ainda, na era da clonagem humana, avançamos com encenações teatrais com órgãos de autópsia, ou com espectáculos da morte ao vivo (como já acontece em casos extremos polémicos na aplicação de pena de morte nos EUA, em que a concorrência vale milhões para a melhor imagem de sofrimento humano…). E, enganando-nos a nós próprios, chamamos a isto liberdade… Degradante realidade esta que às custas da “liberdade de tudo” estamos a construir. Que pensará um filho adolescente irreverente do título da peça espanhola? Ou a criança do bairro de lata? Chamando pelos nomes: será que em situação de educação da sua “liberdadezinha”, ao ver onde “colocam” Deus, onde colocará ele os pais, o professor, os colegas? Aos que estão nas fronteiras educativas não será este o “sinal” de que vale tudo já nada tendo valor…?! E depois admiramo-nos das inseguranças… 4. Neste escrito temos a noção do terreno de fronteira delicada que pisamos. Às vezes para algumas mentalidades menos sensíveis deste mundo parece que o objectivo primordial será apagar os restos da “ética da responsabilidade” e colocar no seu lugar sempre uma liberdade de tudo, sem fronteiras, que acaba por perder a validade, passando a ser incolor…fazendo do vazio o seu tesouro. Tempos estes que vivemos que nos desafiam grandemente a nunca “lavar as mãos”, naquilo que é o mal a apagar e o bem a edificar. Sublinhamos novamente que não se trata de questões de religião, até porque o “Absoluto de Deus” está acima de toda a possível mesquinhez artística; todavia, na relação com as questões sensíveis (da religião) temos a “prova dos nove” dos índices de maturidade, profundidade, sensibilidade e responsabilidade humanas. E é aqui que o panorama nos levanta inquietações: pelo andar da carruagem, e no caminho do individualismo exacerbado da “peça” de cada um, a banalização educativa de tudo e de todos e das próprias instituições que conduzem à desagregação social estão garantidas. Não será tanto assim? Depende do “ideal” que nos comanda… 5. Quanto mais formos banalizando os referenciais dos valores da consciência, já em “tempos sem tempo” para conversar e em contextos tecnologicamente mais difíceis para um diálogo de gerações, tanto mais difícil se tornará uma educação e convivência saudável capazes de promover uma maior cooperação entre todos para o bem comum. Será que é mesmo necessário criar instâncias de regulação (para gerar as fronteiras) da liberdade de expressão, da arte, da vida de cidadania? Queremos acreditar que não! Mas mal vai quando, pelo “défice da responsabilidade” (que seria de pressupor), esta questão ganha oportunidade premente. Ainda: talvez seja de dar valor ao que tem valor e merece todos os dedicados apoios e não prestigiar o apoio à vulgaridade. Por muito que nos custe e sensível que seja dizê-lo temos de o referir pois é a verdade. A dita peça teatral, hino à baixa liberdade sem limites, em realização até Agosto próximo, conta com apoio de todos os contribuintes (pelo Ministério da Cultura nos diversos serviços, Centro Cultural de Belém, Instituto das Artes, Embaixada de Espanha e Câmara Municipal de Lisboa). 6. É possível melhor? Só pode ser possível melhor! Mas para esse ideal mais edificante triunfar o papel dos referenciais e elites da sociedade terão de se colocar ao caminho nessa procura do “sonho”, não permitindo, com todo o respeito, espaço ‘ourado’ para a nulidade. Quanto a nós dissemos somente o que dissemos, em liberdade, sendo único motor destas linhas a inquietude de um ideal humano sempre maior. Uma qualidade que se quer de vida social merece arte maior. Será caso para dizer, do-mal-o-menos, venha o Futebol!

"A Economia Marítima Existe"

17 DE JUNHO, NO AUDITÓRIO DO MMI

Museu Marítimo de Ílhavo

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Apresentação

do livro

"A Economia Marítima Existe"

No próximo dia 27 de Junho, terça-feira, pelas 18 horas, proceder-se-á à apresentação do livro "A Economia Marítima Existe", obra coordenada pelo Prof. Doutor Álvaro Garrido. A apresentação realiza-se no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).
A obra inclui textos de Patrick Parisot, Álvaro Garrido, Mário Ruivo, Kymberley Purchase, José Manuel Pureza, Rui Junqueira Lopes, Fernando González Laxe, Nuno Valério, José Luís Cacho (Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro), Jerónimo Teixeira, Aníbal Paião, Joselito Lucas, José Gonçalves e Elsa Peralta.
A sessão será presidida pelo Embaixador do Canadá, Patrick Parisot.
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Fonte: Porto de Aveiro

segunda-feira, 19 de junho de 2006

"APÓSTOLO DO BEM"

Figuras das artes prestam tributo ao Padre Américo
A poucas semanas de se completarem 50 anos sobre o seu falecimento, a 16 de Julho de 1956, a figura do Padre Américo ressurge através de um ambicioso projecto editorial lançado pela editora Aletheia com a coordenação de José da Cruz Santos.
"O Padre Américo e a Obra da Rua" é o título de uma obra que reúne um impressionante conjunto de depoimentos que abarcam preferencialmente figuras das artes (Manoel de Oliveira, Mário Cláudio, Rebordão Navarro, Viale Moutinho, Matilde Rosa Araújo, Urbano Tavares Rodrigues ou João Bigotte Chorão) mas também figuras da vida pública nacional como Marcelo Rebelo de Sousa, D. Januário Torgal Ferreira, Diogo Freitas do Amaral, Manuela Eanes e Ilda Figueiredo.
São testemunhos de teor diverso que em comum têm o facto de revelarem uma admiração notória por aquele que, segundo a ensaísta e professora universitária Maria Helena da Rocha Pereira, era "um apóstolo do Bem".
Se Marcelo Rebelo de Sousa recorda do seu contacto remoto com o Padre Américo, quando tinha apenas sete anos, "um homem bom, visceralmente bom" e "um obreiro incansável contra a miséria num País tão marcado por atrasos e desigualdades"; já o jornalista e sacerdote Rui Osório foca o seu principal legado, a Obra da Rua (vulgarmente designada por Casa do Gaiato). "Pelas casas e lares de gaiatos, têm passado milhares de jovens e, na generalidade, são meninos da rua que crescem de cabeça levantada. Ali, a caridade evangélica e a justiça social desenvolvem-se com respeito por uma pedagogia libertadora em que os rapazes são também agentes da sua ascensão humana e cristã", escreve o ex-jornalista e actual colunista do "Jornal de Notícias".
O homem que "fez da sua vida inteira dádiva" (segundo Urbano Tavares Rodrigues, para quem ainda "tudo nele era verdade, da palavra ao olhar, do sonho ao gesto") é ainda recordado nos depoimentos reunidos no livro como um ser que forneceu aos mais novos uma atenção que até então lhes era negada. "Padre Américo não mimou a criança numa aceitação ocasional, mas procurou-a nas agruras de cruel abandono na lama de todos os abandonos", enfatiza a escritora Matilde Rosa Araújo.
Sérgio Almeida
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Proposta do “EXPRESSO”

Conhecer a Reserva
das Dunas de S. Jacinto
A proposta desta semana inicia-se depois de uma noite passada na bela Pousada da Ria, entre a Torreira e S. Jacinto. A proximidade da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto é um excelente motivo para conhecer os seus 700 hectares de área protegida, onde tudo se faz para salvaguardar um ecossistema muito sensível e muito característico pela sua fauna e flora, onde é possível encontrar a colónia de garças mais setentrional do país. os vários percursos desta reserva natural mostram o que a Natureza conseguiu agregar em cerca de mil anos (a idade do complexo lagunar) e permitem observar a transição natural entre a Ria de Aveiro e o Atlântico.
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Fonte: "EXPRESSO"

domingo, 18 de junho de 2006

II Jornadas da Pastoral da Cultura

Padre José Tolentino e D. Manuel Clemente

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Vivemos um cristianismo
com pouca Páscoa
"Numa sociedade como a nossa, o regresso ao paganismo é irrecuperável, porque as nossas comunidades estão profundamente marcadas pela herança cristã", disse D. Manuel Clemente nas Jornadas da Pastoral da Cultura. Referiu também que vivemos “um cristianismo com pouca Páscoa”, quando é certo que a vivência quaresmal de muitos é bastante intensa. Decorreram em Fátima, no último fim-de-semana, as II Jornadas da Pastoral da Cultura, à volta do tema “Do tempo livre à libertação do tempo”, promovidas pela Comissão Episcopal para a Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. A organização foi do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, tendo participado cerca de 40 pessoas, em representação de algumas dioceses, congregações, movimentos e outras instituições da Igreja Católica. D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e o padre José Tolentino Mendonça, director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), coordenaram os trabalhos, ajudando os participantes na reflexão urgente e necessária, face aos desafios impostos pelas novas tecnologias de comunicação, numa linha da intervenção pastoral, sobretudo ao nível do entretenimento. José Bragança de Miranda, ensaísta, e Rita Espanha, investigadora, sublinharam que as novas tecnologias de comunicação representam uma viragem cultural nos tempos de hoje, tendo acrescentado que a evolução tecnológica é mais rápida do que “a capacidade de nos adaptarmos a ela”. Sendo certo que a utilização das novas tecnologias leva à diversificação e ampliação das capacidades individuais e colectivas de comunicação, foi lembrado que elas também alteram a relação de todos com o real, porque entram nas nossas casas, quando antes se limitavam às fábricas, como referiu Bragança de Miranda. O mesmo conferencista salientou que a Terra está a ser inundada por imagens e sons, comandados pela “inteligência” própria dos objectos que os produzem, e o ausente torna-se presente graças às novas tecnologias. Entretanto, contestou as teorias que defendem “o fim do crescimento" em vários sectores, na certeza de que a vitória desta ideia nos levaria ao governo dos ditadores. Para Rita Espanha, a relação do nosso corpo com a natureza não foi alterada pelo mundo tecnológico, apesar dos avanços e recuos. Garantiu por isso que, nas mais diversas circunstâncias, permanece a indispensável intervenção das pessoas nos comportamentos e nas relações. Foi sublinhado nestas jornadas que a indústria do entretenimento é cada vez maior e mais poderosa, “ocupando quem trabalha e quem não trabalha”, no dizer de Bragança de Miranda. Ao nível pastoral, o padre Tolentino Mendonça sublinhou que a mensagem cristã tem de usar uma “linguagem cultural”, e que o silêncio dos cristãos é “imediatamente ocupado numa sociedades democrática”. Referiu que, face às tradições que morreram, gostamos muito de as “vestir”, para lhes darmos vida, sendo urgente assumir que a “tradição cristã não é uma beleza morta”. “Na experiência cristã há um lastro de vida que pode ser vivificador para a construção do mundo”, disse o director do SNPC. No encerramento das Jornadas, D. Manuel Clemente frisou que, "numa sociedade como a nossa, o regresso ao paganismo é irrecuperável, porque as nossas comunidades estão profundamente marcadas pela herança cristã". Referiu que vivemos “um cristianismo com pouca Páscoa”, quando é certo que a vivência quaresmal de muitos é bastante intensa. D. Manuel Clemente defendeu a ligação permanente entre pastoral, cultura e erudição, apontando o Padre Luís Archer (galardoado este ano com o Prémio Padre Manuel Antunes), como paradigma da intervenção da Igreja no mundo da ciência e da investigação. Fernando Martins

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

Sebastião de Resende bispo da Beira
Em 1983, de passagem pela Beira, Moçambique, não pude deixar de visitar o cemitério de Santa Isabel, para prestar homenagem a D. Sebastião Soares de Resende. Por vontade expressa em testamento, ali ficou sepultado "em simples campa rasa com uma pequena pedra por cima" e só esta inscrição: "Sebastião, primeiro bispo da Beira."
Se fosse vivo, D. Sebastião teria feito cem anos no passado dia 14. Nasceu em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira, em 14 de Junho de 1906. Tomou posse da diocese da Beira no dia 8 de Dezembro de 1943 e morreu em 25 de Janeiro de 1967. Regressado da Suécia com a certeza da morte, passou por Lisboa, seguindo com urgência para a Beira, pois queria morrer entre aqueles cujo cuidado pastoral lhe fora confiado. Na prolongada agonia, foi acompanhado pelas orações dos ortodoxos, dos muçulmanos, dos hindus.
No Diário Íntimo, anota, logo em 1944, que "impera a escravatura na Beira! Não há maneira de se convencerem de que os pretos são pessoas humanas", e, em 1956: "A escravatura existe em Moçambique, não há dúvida, e em forma bem rígida." Por isso, desde o início da sua actividade como bispo fustigou as injustiças clamorosas de que os negros eram vítimas, combateu o trabalho forçado e a arbitrariedade nas relações de trabalho.
A defesa intransigente dos direitos dos negros não se traduziu apenas na exigência da "integração plena e total de pretos e brancos em Moçambique", acabando "de uma vez para sempre com o ultrapassado Estatuto do Indigenato", mas também na promoção da acção social multímoda e dedicando atenção especial ao ensino, defendendo desde 1951 a criação de uma Universidade em Moçambique - "É retrógrada e absurda a tese de que a instrução só serve para fazer mal ao indígena. Só pode sorrir tal concepção a quem pretender fazer do indígena simples animal de carga ou máquina de força motriz."
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