domingo, 18 de junho de 2006

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

Sebastião de Resende bispo da Beira
Em 1983, de passagem pela Beira, Moçambique, não pude deixar de visitar o cemitério de Santa Isabel, para prestar homenagem a D. Sebastião Soares de Resende. Por vontade expressa em testamento, ali ficou sepultado "em simples campa rasa com uma pequena pedra por cima" e só esta inscrição: "Sebastião, primeiro bispo da Beira."
Se fosse vivo, D. Sebastião teria feito cem anos no passado dia 14. Nasceu em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira, em 14 de Junho de 1906. Tomou posse da diocese da Beira no dia 8 de Dezembro de 1943 e morreu em 25 de Janeiro de 1967. Regressado da Suécia com a certeza da morte, passou por Lisboa, seguindo com urgência para a Beira, pois queria morrer entre aqueles cujo cuidado pastoral lhe fora confiado. Na prolongada agonia, foi acompanhado pelas orações dos ortodoxos, dos muçulmanos, dos hindus.
No Diário Íntimo, anota, logo em 1944, que "impera a escravatura na Beira! Não há maneira de se convencerem de que os pretos são pessoas humanas", e, em 1956: "A escravatura existe em Moçambique, não há dúvida, e em forma bem rígida." Por isso, desde o início da sua actividade como bispo fustigou as injustiças clamorosas de que os negros eram vítimas, combateu o trabalho forçado e a arbitrariedade nas relações de trabalho.
A defesa intransigente dos direitos dos negros não se traduziu apenas na exigência da "integração plena e total de pretos e brancos em Moçambique", acabando "de uma vez para sempre com o ultrapassado Estatuto do Indigenato", mas também na promoção da acção social multímoda e dedicando atenção especial ao ensino, defendendo desde 1951 a criação de uma Universidade em Moçambique - "É retrógrada e absurda a tese de que a instrução só serve para fazer mal ao indígena. Só pode sorrir tal concepção a quem pretender fazer do indígena simples animal de carga ou máquina de força motriz."
:
Para ler todo o texto, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário