domingo, 4 de junho de 2006

Citação

“Terão as religiões algo a dizer a este mundo? Segundo Paul Ricoeur, ‘se as religiões devem mesmo sobreviver, deverão satisfazer numerosas exigências. Em primeiro lugar, será preciso renunciar a toda a espécie de poder que não seja o de uma palavra desarmada. Deverão, além disso, fazer prevalecer a compaixão sobre a rigidez doutrinal. Será preciso sobretudo – e é o mais difícil – procurar, no próprio fundo dos seus ensinamentos, o que vai além do que é dito e graças ao qual cada uma pode esperar encontrar as outras. Não é nas manifestações superficiais – que se revelam competitivas entre si – que se fazem as verdadeiras aproximações. Só nas profundezas se encurtam as distâncias’. O Pentecostes é a festa de que gosto. É a festa de todos os sonhos, do mundo inacabado e do que há para cumprir no melhor das religiões. É a festa de todas as fronteiras que é preciso transpor: físicas, culturais e religiosas. Não para dominar, mas para descobrir que todos os seres humanos existem para cuidar uns dos outros, para responder à pergunta de Deus: ‘Que fizeste do teu irmão.’ É a festa do primeiro e do último sonho da humanidade.”
Frei Bento Domingues,
no Público de hoje

Um artigo de Anselmo Borges, no DN

Secularização e secularismo A palavra secularização vem de saeculum, que, no latim clássico, significava "século" (período de cem anos) e também "idade", "época". No latim eclesiástico, adquiriu o significado de "o mundo", "a vida do mundo" e "o espírito do mundo", sendo por esta via que se chegou ao sentido da palavra "secularização".
O termo, utilizado já no século XVII, para referir o abandono do sacerdócio ou da vida religiosa - ainda hoje se diz que o padre tal se secularizou -, figura, no Tratado de Vestefália (1648), com o sentido jurídico de apropriação pelo "mundo" de bens pertencentes à Igreja. Luis González-Carvajal, que faz a História do termo, refere que no século XIX começou a assumir um significado cultural, designando "um processo de mundanização vivido pela sociedade no seu conjunto".
Ainda hoje continuam os debates acalorados, sobretudo no domínio teológico, sobre a secularização. Se não falta quem a condena, pois estaria na base do afastamento da religião, outros saúdam-na como condição da purificação religiosa, da liberdade e da paz.
Há vários sentidos de secularização: pode ser vista como "eclipse do sagrado", "autonomia do profano", "privatização da religião", "retrocesso das crenças e práticas religiosas", "mundanização das próprias Igrejas". Aqui, interessa-nos sobretudo o sentido de autonomia das realidades terrestres.
Na perspectiva bíblica, o Deus transcendente pessoal cria o mundo a partir do nada e por um acto de pura liberdade de amor. A criação assim entendida implica uma diferença qualitativa infinita entre Deus e a criatura e a real autonomia do mundo, que é mundano e não divino, e é o fundamento da aliança do Deus-Liberdade com homens e mulheres livres. Se Deus cria a partir do nada, por amor e não por necessidade, então não há rivalidade nem concorrência de interesses entre Deus e a criatura. Pelo contrário, a vontade de Deus é a realização plena do homem: quanto mais vivo e realizado o ser humano for mais Deus é glorificado.
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Citação

"Não conheço muita gente, gente da minha idade, que leia, apesar de uma educação tradicional. Porquê? Porque ler implica um esforço: de atenção, de inteligência, de memória. Ler é uma actividade e a nossa cultura é quase inteiramente passiva. A televisão, o DVD, a música popular ou a conversa de computador não exigem nada, deixam a pessoa num repouso imperturbado e bovino. Mudar isto equivale a mudar o mundo"
Vasco Pulido Valente,
no PÚBLICO de ontem

Gotas do Arco-Íris - 20

CAPITÃO
DE BOM PORTO Caríssimo/a: Vamos então até à Capitania levados pela mão do Professor Jaime Vilar: «Pausa. Silêncio profundo com esboço de sorrisos nalguns rostos. O Comandante rompeu a expectativa: – Quem foi que trouxe para aqui este homem? – Fui eu, Senhor Comandante, avançou o Cabo autuante e testemunha do delito. Apanhei-o a fisgar e apreendi-lhe a fisga... Seguiu-se breve diálogo entre o julgador e o réu: - O senhor não sabe que é proibido fisgar? Saiba Vossa Excelência que sim. Eu sou pobre. Não tenho família nem nada de meu. Engraxo e remendo calçado de pobres.Sou coxo e muito doente. Às vezes, falta trabalho. Tenho vergonha de pedir e não sei roubar... Preciso de comer. Como moro perto de uma ribeira, em alturas de aperto vou apanhar duas enguias para matar a fome. Depois, vim para aqui a pé por não ter dinheiro para o comboio e estou ainda em jejum. Não posso voltar para casa a pé.... São mais de 13 quilómetros... - Leve-me este homem, ordenou o Comandante, e dê-lhe de comer e cem escudos para a viagem. Isso tudo do seu bolso...Está encerrada a audiência. Na sala ficou um rasto de cheiro a farrapo podre e a catinga. Alguns presentes e o próprio Comandante levaram a mão ao nariz, enquanto o Abílio de peito cheio pelo triunfo sobre o Cabo-do-Mar, saíu da sala atrás do zeloso agente da autoridade marítima... O Cabo Madeira acompanhou-o até uma tasca próxima, rilhando em silêncio os ossos do ofício, porque não podia rilhar os ossos do Abílio... Afinal de contas, o condenado fora ele, cabo-do-mar. O Abílio comeu e bebeu bem e recebeu ainda cem escudos para o regresso... Na despedida, desenterrou de um esconderijo da véstia uma nota de cem escudos, dobrada em quatro, tomou-a entre o polegar e o indicador da mão direita, deu-a a cheirar ao cabo passando-lha três vezes pelo nariz, e, com um sorriso velhaco e sarcástico de homem vingado, desabafou: - Estavam aqui, mas não são p'ra ti. Voltam para casa. Querias lã e foste tosqueado. Por causa de umas tristes enguias mostraste que não passas de um grande pato... Daí em diante, procurava ostensivamente encontrar-se com o Madeira nas regulares rusgas que fazia por aquelas bandas, e, saboreando o gozo, desafiava-o com cínica zombaria: “Vou à fisga. Anda mais eu atrás de mim que eu digo-te p'ra onde vou. Depois leva-me à Capitania e tu pagas-me a viagem e enches-me a barriguinha...” O Abílio viveu em paz enquanto pôde. Morreu há anos num Asilo das redondezas. Mas as memórias das suas habilidades e proezas perdurará entre a gente marinhoa que o conheceu, e só se apagará quando na Ria acabarem as enguias.» Aqui está a minha homenagem ao professor Jaime Vilar e a minha gratidão pelo que fez pela Terra Marinhoa e pelas suas Gentes; aí fica a saudação amiga ao novo Capitão do Porto de Aveiro e a todos os seus colaboradores. Será que o Abílio da Pega ainda anda por aí? Manuel

Uma reflexão do padre João Gonçalves, pároco da Glória

Outra força
O Cristão tem uma tarefa permanente, que não lhe dá tréguas; podíamos dizer que, quem se entregou e decidiu viver segundo os critérios do Evangelho, está em permanente luta.
Jesus Cristo não está contra ninguém; mas a vida que anuncia e propõe choca, em muito, com critérios de vida que por aí andam, nem todos respeitadores dos verdadeiros direitos de Deus e das Pessoas. Por isso, o Cristão está em luta, pela defesa e proposta de valores em que acredita e que acha serem bons para toda a gente.
As correntes são fortes; todos os baptizados sabem que não podem vacilar na sua fé, e que sairão vencedores se não confiarem apenas em si próprios. A sua força vem-lhes do Espírito Santo, o mesmo que transformou os tímidos Apóstolos em corajosos evangelizadores.
Essa é a outra Força com que sempre temos de contar, e que nunca falta aos nossos gritos de ajuda, para que o anúncio do Evangelho, pela palavra e pela vida seja, para todos, ocasião de encontro, de esperança, de permanente renovação pessoal e comunitária.
É o Espírito Santo que sempre nos segreda: não tenhas medo. É na Sua força que a nossa força se renova e se torna robusta.
In"Diálogo", 1076 - PENTECOSTES- Ano B

PENTECOSTES

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VINDE, ESPÍRITO DIVINO

Vinde, Espírito Divino, Celeste Consolador, E realizai nas almas As obras do vosso amor. Vinde, Espírito Divino, Com o dom da Sapiência, Ensinar a distinguir A verdade da aparência. Vinde, Espírito Divino, Com o dom da Fortaleza, Fazer crescer nossa fé Com invencível firmeza. Vinde, Espírito Divino, Vinde ao nosso coração, A mostrar-nos o caminho Que conduz à salvação. Dai certeza aos nossos passos, Luz aos nossos pensamentos, Para que sejam conformes Com os vossos mandamentos. Para que todos unidos No fogo da caridade Sejamos irmãos, agora E por toda a eternidade. In “Livro das Horas”

sábado, 3 de junho de 2006

Papa pede obediência aos Movimentos

Novos Movimentos Eclesiais
com Bento XVI


O Papa tem hoje um encontro com cerca de 300 mil pessoas que integram os chamados novos movimentos eclesiais, três dias depois de os ter chamado à obediência. Na Praça de S. Pedro, no Vaticano, membros desses grupos oriundos de todo o mundo (incluindo algumas centenas de portugueses) celebrarão com Bento XVI a vigília do Pentecostes, uma das mais importantes festas da Igreja Católica. No encontro, estarão católicos que integram grupos como o Opus Dei, os Neocatecumenais, os Focolares, Comunhão e Libertação ou Renovamento Carismático Católico. Estes e outros movimentos são conhecidos por acentuarem a sua ligação ao Papa e por sublinharem aspectos como os princípios da moral tradicional católica.
Também participam na iniciativa grupos como a Comunidade de Santo Egídio, envolvida no processo de mediação da paz em Moçambique e que acentua a dimensão de acção social da Igreja e do apoio aos mais pobres (um directório publicado em Novembro de 2004 pelo Vaticano regista já 123 associações diferentes de carácter internacional).Apesar da importante ligação ao Papa - ou por causa dela -, têm surgido tensões entre alguns destes grupos e os bispos diocesanos um pouco por todo o mundo.
Em causa está, muitas vezes, o poder que alguns movimentos acabam por tomar nas paróquias e comunidades locais, marginalizando quem não faz parte do seu grupo. Texto de António Marujo, no Público
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