terça-feira, 14 de março de 2006

Casas do Gaiato com novo modelo

OBRA DA RUA tem um projecto pedagógico próprio
A Casa do Gaiato, em Coimbra, dá posse esta terça-feira ao primeiro conselho pedagógico-social para acompanhamento dos jovens, que será constituído, entre outros, pelo próprio director, o psicólogo e professores das casas, representantes dos jovens e ainda por duas personalidades exteriores à instituição de acolhimento, mas com ligação à Igreja.
Este formato procura pôr cobro a alguns problemas surgidos do facto da Obra de Rua, criada pelo Pe. Américo, ter um projecto pedagógico próprio, que nem sempre se encaixa na visão que os sucessivos governos têm para esta área.
Em declarações à Agência ECCLESIA, Lages Raposo, membro da comissão criada há mais de um ano pelo Governo para acompanhar a situação na Casa do Gaiato, garante que as mudanças em curso "estavam a ser preparadas há meses e nada têm a ver com os casos noticiados mais recentemente".“As pessoas que estão a ser integradas neste Conselho já lá estavam, quase todas, apesar de se estar a alargar a presença externa”, acrescenta.
As Casas do Gaiato nasceram da intuição da necessidade sentida pelo Padre Américo Monteiro de Aguiar, visitador dos pobres e dos bairros degradados.
A finalidade de cada Casa do Gaiato é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal.
O novo modelo procura respeitar a intuição original do Padre Américo, dando-se como exemplo o facto dos “maioriais” (gaiatos mais velhos) estarem presentes no conselho pedagógico-social, na linha do regime de “autogoverno” preconizado pela Obra.
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Fonte: Ecclesia

segunda-feira, 13 de março de 2006

Material didáctico para a Guiné-Bissau

Até Maio,
Universidade de Aveiro
lança campanha de recolha de materiais
lúdicos e didácticos para a Guiné-Bissau
No âmbito do Projecto «Melhorar a Educação de Infância na Guiné-Bissau», está a decorrer na Universidade de Aveiro uma campanha de recolha de livros, brinquedos, jogos e materiais didácticos. O objectivo é apetrechar um Centro de Recursos Educativos na Guiné-Bissau. Em Março, Abril e Maio junte livros, brinquedos, jogos e materiais didácticos para crianças entre os 2 e os 8 anos e deixe-os num dos seguintes locais de recolha da Universidade de Aveiro: átrio da Reitoria, Departamento de Ciências da Educação, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, CIFOP, CUFC, CUA, ou ainda nos jardins-de-infância da Prática Pedagógica e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Prática Pedagógica.
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(Para mais informações, clique aqui)

V JORNADAS SE SAÚDE MENTAL DO IDOSO

Amanhã e quarta-feira, na Universidade de Aveiro
Com o apoio da Universidade de Aveiro, a CMStatus, empresa de organização de eventos científicos e culturais, leva a cabo, nos próximos dias 14 e 15 de Março, no Auditório da Reitoria e no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, as V Jornadas de Saúde Mental do Idoso. A organização oferece 20 entradas livres a docentes da Universidade de Aveiro.
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(Para saber mais, clique UA)

"MÚSICA NA ESCOLA"

FILARMONIA DAS BEIRAS APRESENTA "MÚSICA NA ESCOLA"
O Projecto “Música na Escola” vai ter lugar nos dias 14, 15 e 17 de Março de 2006, pelas 9.45 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.A cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras, o projecto “Música na Escola” tem por principal objectivo a divulgação, sensibilização e formação de público infantil para a música.
Segundo o Vereador responsável pelo Pelouro da Educação, Pedro Ferreira, “esta iniciativa é muito importante para o desenvolvimento de cada criança da educação pré-escolar e do primeiro ciclo, visto que ficam sensibilizadas para esta área de formação que é a música”.
Cerca de 2000 crianças do primeiro ciclo e dos jardins-de-infância dos Agrupamentos de escola de Aradas, Aveiro, Cacia, Eixo, Esgueira, Oliveirinha e São Bernardo, vão assistir ao Concerto “O Carnaval dos Animais” de Camille Saint-Saëns, uma das peças mais utilizadas nas actividades de divulgação e de sensibilização do público infantil e juvenil à música, em geral, e à música orquestral, em particular.
Esta obra encerra uma série de características que a tornam extremamente apelativa e apropriada para concertos pedagógicos, como por exemplo, o carácter descritivo das várias peças, a variedade de instrumentos utilizados e a exploração das suas possibilidades específicas, a dimensão de cada secção, a evocação dos animais e o espírito geral muito bem disposto – satírico, por vezes, da obra.
Por outro lado, a obra permite aos professores desenvolverem e explorarem conteúdos relacionados, de outras áreas – várias ciências, como por exemplo, a biologia, a geografia, a língua, entre outros – que são suscitados pelo conhecimento e audição do “Carnaval dos Animais”.
Com esta iniciativa, pretende-se que a experiência de assistir a uma sessão pedagógica e a um concerto não comece e acabe nesses momentos, mas que venha já da sala de aula e regresse a ela depois, de forma a consolidar e sedimentar essa mesma experiência. Deste modo, o aluno trabalha na sala de aula com o seu professor alguns dos assuntos e aborda alguns conteúdos programáticos.
Depois o aluno vai assistir a uma sessão com a Orquestra Filarmonia das Beiras, comentada e interactiva, em que pode experimentar, ouvir e constatar parte dos conteúdos que já abordou.
De regresso à escola, o aluno faz trabalhos relacionados com o concerto a que assistiu e pode preparar algum material para o concerto final – dia 19 de Março, às 16 horas, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro -, no qual poderão colaborar com a Orquestra. Por último, é proposto ao aluno a realização de um trabalho individual sobre o concerto final a que assistiu com a família.
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Fonte: "Site" da CMA

Doutrina Social da Igreja indica vias para a paz

Cardeal Renato Martino encerrou Semanas Sociais em Braga A paz plena compreende
a verdade, a liberdade e a justiça
O presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e Paz (CPJP) espera que o Compêndio da Doutrina Social da Igreja seja lido em Portugal, inspirando as pessoas a modificarem a sociedade, através do seu pensamento e da sua acção.
O Cardeal Renato Martino, que esteve ontem no encerramento das Semanas Sociais Portu-guesas, em Braga, recordou que o Catecismo Social encara a paz como «vida plenamente huma-na».
Nesta perspectiva, a paz plena compreende a verdade, a liberdade e a justiça, sendo a única que permite chegar à ausência de guerra. O Cardeal defendeu ainda que «o agir humano em relação à natureza deve ser orientado eticamente».
A propósito das Semanas Sociais, o Cardeal Renato Martino referiu que elas são «um instrumento muito importante que deve ser plenamente valorizado para facilitar uma abordagem correcta dos numerosos problemas sociais, económicos e políticos que o nosso tempo propõe à consciência humana e para dar a esses problemas respostas culturais adequadas, inspiradas pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja».
O orador disse que o Compêndio da Doutrina Social da Igreja «dá o seu aval à organização» destas iniciativas, que «são uma escola qualificada onde os fiéis leigos podem exprimir-se e crescer» e são capazes «de oferecer um contributo específico para a renovação da ordem temporal».
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Livro sobre as Semanas Sociais
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O presidente da Comissão Coordenadora Nacional das Semanas Sociais, Manuel Porto, revelou ontem que a organização da iniciativa vai editar em breve um livro com as comunicações proferidas durante os vários dias de reflexão. O responsável sublinhou que diversas intervenções proferidas pelos convidados foram escritas propositadamente para o evento.
Fazendo um balanço da iniciativa, que, desde quinta- feira e até ontem, decorreu em Braga, Manuel Porto disse que passaram pelas Semanas Sociais cerca de 500 pessoas, o que é motivo de «regozijo». O responsável destacou a presença verificada em termos de número, mas também de «qualidade».
Neste evento, promovido pela Comissão Episcopal do Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa, estiveram representados «todos os distritos e Dioceses, incluindo as regiões autónomas, e pessoas de diferentes entidades e qualificações », disse Manuel Porto, que focou o «alto nível das comunicações».
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, destacou o interesse que, através da sua presença, as Dioceses portuguesas tiveram no sentido do «conhecimento e da necessidade de concretizar a Doutrina Social da Igreja».
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Fonte: Ecclesia e Diário do Minho

domingo, 12 de março de 2006

As minhas escolhas

Pós-modernidade? Uma cosmovisão outra
O homem é no tempo, melhor, é temporal, pois o tempo é o modo como o ser finito se realiza. Somos seres históricos e, também para melhor nos situarmos, dividimos a História em épocas: a Antiguidade, a Idade Média, a Modernidade. Não falta quem fale já em pós-modernidade - outros dirão modernidade tardia, segunda modernidade... Não vamos entrar nesse debate. Partimos apenas do entendimento de que, com esse termo, se quer exprimir uma crise e que precisamos de uma nova cosmovisão.
(Para ler todo o artigo de Anselmo Borges clique aqui)

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NB: Enviado por João Caniço

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