Um livro de Bagão Félix
"Palavras Descruzadas” é um livro de António Bagão Félix, um ilhavense que conhecemos pela sua intervenção política, académica, social e cultural, a nível nacional. Além disso, sabíamos que era especialista, também, em assuntos relacionados com plantas, que identifica até pelos seus nomes em latim.
´Um dia destes, porém, ficámos a saber, numa livraria, que Bagão Félix publicou um trabalho sobre a língua portuguesa, escrita e falada, apostando em “Exemplos de bem falar e escrever em português. Observações e curiosidades sobre a nossa língua portuguesa são bastante oportunas.
Na badana da capa, sublinha-se que o autor “partilha um conjunto de reflexões sobre a nossa língua”, sendo um “defensor escrupuloso do valor patriótico do português e da sua importância como quinta língua nativa mais falada no mundo”.
Na introdução, o autor afirma que a palavra sempre o fascinou, sublinhando o mistério por trás da palavra por dizer. Confessa-se defensor escrupuloso do valor patriótico do nosso idioma, enquanto sublinha que não tem a pretensão de ser infalível ou de se achar imaculadamente certo. Por isso, Bagão Félix continua atento aos seus erros, procurando sempre aprender. “Raro é o dia em que não consulto um dicionário”, disse.“Palavras descruzadas” é um livro composto por 78 textos, mas o autor garante que muitos outros ficaram por escrever. São 343 páginas cheias de exemplos e considerações muito oportunas sobre o nosso idioma, imensas vezes maltratado no falar e escrever do dia a dia de muitos de nós e nos mais diversos órgãos de comunicação social. Por tudo isso recomendo o livro aos nossos leitores, em especial aos professores e a quem gosta de escrever e falar corretamente a nossa língua.
Fernando Martins