quinta-feira, 2 de novembro de 2023

CURIOSIDADES — Símbolo da República


Quando chegamos a certa idade, o tempo frio e chuvoso obriga-nos a ficar por casa. E há horas para tudo: dormir a sesta, ouvir música, ver televisão, ler, conversar, etc. Hoje deu-me para ler e peguei num livro de Luís Almeida Martins, que havia adquirido e lido há anos, e que tem por título “365 dias com histórias da História de Portugal”. São 694 páginas escritas com graça e acessíveis a toda a gente.
Aqui fica uma história resumida:

UM BUSTO DE CARNE E OSSO

O autor conta-nos a estória de uma mulher que serviu de modelo ao artista encarregado de esculpir o busto da República Portuguesa. E diz:
“Pouco depois da revolução de 25 de Abril de 1974, foi entrevistada na televisão uma mulher de 82 anos que, se não possuía um discurso muito fluente, dava ainda mostras de grande vivacidade e guardava na expressão e nas posturas uns fortes lampejos de beleza física quase magnética. Chamava-.se Ilda Pulga, nascera na vila alentejana de Arraiolos, vivia desde os 18 anos na capital quase sempre trabalhando como costureira — e era a República em carne e osso.”
Ilda Pulga morreu em 1993 com 101 anos.

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...