sábado, 8 de julho de 2023

Faleceu José Mattoso - Um Homem Bom e Sábio

A minha homenagem 
a um Homem Bom e Sábio

«Temos alguma coisa a dizer. Sem dúvida. Se formos capazes de, em contrapartida dos delitos e horrores do nosso tempo, oferecermos mais amor e bondade. Mais do que quê? Mais do que temos oferecido, é claro. Mais, porque o que temos oferecido não é, nem será nunca, suficiente. Mais, porque os pobres e oprimidos deste mundo vivem na miséria e são nossos irmãos. Mais, porque o que podemos fazer é apenas símbolo do que seria preciso.
Não sabemos como se faz esta contabilidade do mais e do menos. Só sabemos que temos de abandonar muitos preconceitos, de alijar muita carga inútil e de oferecer mais amor e bondade. Temos de converter o nosso coração, e deixar que a Palavra, que é o próprio Jesus Cristo, produza em nós a metanoia. Temos de acreditar, com uma fé inteira, na eficácia dos gestos simbólicos que Jesus nos ensinou a fazer. Então, por meio de um olhar novo sobre o mundo, seremos capazes de ver o que nele já existe de divino, e que é semente e promessa de unidade. E tendo visto a marca do divino, deixar que ela solte em nós esse amor e bondade que são a marca da verdadeira fraternidade.»

José Mattoso

In “LEVANTAR O CÉU — Os labirintos da Sabedoria”

NOTA: Quando li a notícia da partida de José Mattoso para o seio de Deus, fiquei sem palavras. Ouvi-o presencialmente e  testemunhei a sua comoção durante uma conferência. Só fui capaz de selecionar um excerto de um dos seus livros.  F. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário