O Papa Francisco admitiu que a “disciplina” do celibato pode ser revista, sublinhando que a ordenação sacerdotal de homens casados acontece em comunidades católicos de rito oriental. Aliás, todos sabemos que nas demais Igrejas cristãs, ortodoxas de vários ritos, anglicana e nas diversas confissões evangélicas, os presbíteros e pastores são, normalmente, casados.
“Não há nenhuma contradição na possibilidade de um sacerdote casar. O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição temporal”, sublinha o Papa, em conversa com o responsável pelo portal ‘Infobae’, da Argentina. O Papa adiantou ainda que “o celibato é uma disciplina” que poderia ser revista.
Nota: Há quem admita que os abusos sexuais de crianças, jovens e pessoas frágeis são o resultado do celibato dos sacerdotes da Igreja Católica. Pessoalmente, não acredito. Penso que os abusadores são doentes, com taras incontornáveis. Naturalmente, os clérigos abusadores estarão, porventura, numa situação de isolamento, sem uma família que possa contribuir para um equilíbrio sadio.