domingo, 8 de janeiro de 2023

CORTEJO DOS REIS - 2023

Foi cumprida a tradição


Manda a tradição secular que nesta quadra se realize na Gafanha da Nazaré, mas não só, o Cortejo dos Reis, com organização e responsabilidade do Conselho Económico da Paróquia de Nossa Senhora da Nazaré. Quer chova ou faça sol, os gafanhões vêm para a rua, ostentando trajes de outros tempos, muitos dos quais guardados como recordação dos seus antepassados.
O ambiente é de festa animada pela alegria da partilha em prol das muitas despesas da comunidade católica, concentrada na Matriz, na Chave e na Cale da Vila. Autos do Natal com cânticos bem ritmados pelo percurso que se inicia no lugar de Remelha, culminando junto da Igreja, com o encontro dos Reis Magos, no palácio de Herodes, com o rei tirano,  seguindo-se a linda cerimónia do Beijar do Menino ao som de cânticos natalinos. Depois vem o leilão dos presentes dos participantes, mas não só.

Este ano, por razões de saúde que me têm limitado, não pude associar-me à festa da nossa paróquia, mas nem por isso fujo à obrigação de evocar o tradicional Cortejo dos Reis, na certeza de que o nosso povo saberá criar raízes de longa duração.


NOTA: Ilustrações de Manuel Correia para o livro "Cortejo dos Reis - Um Apontamento Histórico" de Padre  José Fidalgo e Professor Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário