sábado, 31 de dezembro de 2022

MORREU BENTO XVI

Bento XVI em Portugal

Quando esta tarde retomei as minhas ocupações habituais, fui surpreendido pela notícia do falecimento do Cardeal Ratzinger, que foi o Papa Bento XVI. Não tenho hoje palavras à altura da dimensão intelectual e espiritual de um Papa que muito admirei, pela profundidade da sua postura face aos problemas do mundo em que então vivíamos, em geral, e da Igreja Católica, em especial, ou não estivéssemos numa fase de profundas transformações sociais e culturais, que exigiam da Igreja respostas concretas e muito firmes. Outros, mais avalizados, não deixarão de lavrar para a história a oportunidade das suas intervenções e dos seus escritos, nomeadamente as suas oportunas encíclicas.
Quando percebeu que não estava com forças para enfrentar desafios que exigiam respostas firmes e concretas da Igreja, renunciou, abrindo as portas ao Papa Francisco.
Rogarei a Deus que o acolha no seu regaço maternal.

Fernando Martins


NOTA: Tive a felicidade de participar neste encontro, no Centro Cultural de Belém, quando Bento XVI visitou Portugal, em 12 de Maio de 2010. Nesse dia, deixou-nos este recado:

«Caros amigos, a Igreja sente como sua missão prioritária, na cultura actual, manter desperta a busca da verdade e, consequentemente, de Deus; levar as pessoas a olharem para além das coisas penúltimas e porem-se à procura das últimas. Convido-vos a aprofundar o conhecimento de Deus tal como Ele Se revelou em Jesus Cristo para a nossa total realização. Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza. Interceda por vós Santa Maria de Belém, venerada há séculos pelos navegadores do oceano e hoje pelos navegantes do Bem, da Verdade e da Beleza.»

Pela Positiva. Ler mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário