terça-feira, 8 de novembro de 2022

Gafanha da Encarnação faz anos hoje

Um pouco de história 

Estufa - Um símbolo da Gafanha da Encarnação

Como é sobejamente conhecido, da comunidade humana saiu a comunidade religiosa, com anseios, normais, de independência, em relação à freguesia e paróquia a que estava ligada, S. Salvador de Ílhavo. Daí nasceu o movimento que levou à constituição da freguesia, criada por Decreto n.º12612, publicado no DG n.º 250, 1.ª série, de 8 de novembro de 1926, em resposta «à representação de vários cidadãos eleitores do mesmo lugar, pela qual se verifica tal urgência».
O Decreto, assinado em 1 de novembro daquele ano pelo Presidente da República, António Óscar de Fragoso Carmona, e demais autoridades governamentais, esclarece que na nova freguesia está «integrado o lugar da Costa Nova do Prado».
No dia 28 de novembro de 1926 tomou posse a Comissão Administrativa da Junta de Freguesia, presidida por Manuel da Silva Cardoso, tendo estado em exercício até 7 de dezembro de 1928. Nesta data foi substituído o presidente por João Ferreira Félix.
Em 15 de agosto de 1930 tomou posse a primeira Junta de Freguesia, que ficou assim constituída: João Ferreira Félix (Presidente), José Nunes Ribau (Secretário) e João Maria Ribau (Tesoureiro). No mandato desta junta, foi construído o cemitério, cuja bênção aconteceu em 24 de junho de 1932.

Fernando Martins

1 comentário:

  1. Muito agradecido Sr. Professor por nos dar estas informações,++++,Deus nos de muitos anos de vida o Sr. Professor, para os escrever,e eu para os ler,++++++++,F.A.+++M.Saúde.

    ResponderEliminar