Ontem recebi um telefonema interessante. Do outo lado da linha estava a senhora [Maria Bernardina Oliveira] que me garantiu ser a menina que está sentada no carro. Um primeiro contacto surgiu há dias, vindo do Canadá, que me contou a história.
Na altura disseram-me que em breve a menina, que está sentada no carro de vacas (ou bois), à espera da maré, entraria em contacto comigo. O tal telefonema de ontem era da agora senhora, que me falou com uma voz cheia de vida e de recordações. Estava feliz, naturalmente. Está em Portugal, perto da Ponte da Varela, onde morou em jovem e onde tem família. Veio matar saudades, mas tem de regressar porque agora a sua vida é lá. Desejou-me as maiores felicidades. E eu retribuo com todo o gosto.
Somente hoje, dia 7 de Setembro, fui contactado por uma filha da senhora que me telefonou. Disse-me que sua mãe se chama Maria Bernardina Oliveira e que a foto foi tirada no Verão de 1961, tinha ela 18 anos.
Notas:
1. Reeditei o texto;
2. Reparando bem, a senhora que me telefonou é a menina sentada no carro;
3. Se tiver fotos da sua juventude e atuais, gostaria que mas enviasse, contando-me histórias que a fizeram e fazem feliz.
Fernando Martins