sábado, 2 de julho de 2022

Momentos de lazer

Sempre esperei pelo fim de semana com a ansiedade própria de quem gosta de férias, sobretudo por viver permanentemente ocupado com tarefas inadiáveis, interessantes e importantes. Não tenho por hábito fugir às minhas responsabilidades, pelo que não tenho tempos mortos que possam convidar-me à indiferença pela vida. Fins de semana dão, naturalmente e apesar de tudo, algum descanso.
Vem isto a propósito de me ter passado pela cabeça que chegou a hora de evitar algumas responsabilidades no seio da sociedade em que sempre vivi: Gafanha da Nazaré. Aqui senti o calor do sol, a luz rotativa do Farol e ouvi a sua ronca em dias de nevoeiro para dizer aos marinheiros ao largo que há terra perto que não se vê.
Nos momentos de lazer, que os tenho, ou não estivesse há muito na situação de aposentado, sob o ponto de vista profissional, não deixo de me envolver em tarefas comunitárias, de acordo com as minhas capacidades, como sempre o fiz ao longo da vida.
Reconheço que, por vezes, não tenho estado presente em tarefas onde ainda poderia ser útil, mas a verdade é que me sinto condicionado pela ausência de forças a vários níveis.
Assim, fica-me a boa vontade de servir a partir de casa, procurando deixar retalhos de vivências e de conhecimentos adquiridos através dos tempos.
Bom fim de semana para todos.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário