quarta-feira, 1 de junho de 2022

Dia Mundial da Criança - Vamos celebrá-lo todos os dias?

O dia 1 de junho começa bem com o Dia Mundial da Criança. Vão cantar-se loas ao futuro do mundo de que serão protagonistas os meninos e meninas dos nossos dias, e até, talvez por momentos, se esqueça a guerra que tantos órfãos vai deixar para o futuro. Guerra ou guerras, que o mundo está cheio de lutas fratricidas.
Os meninos e meninas da minha geração ajudaram a construir o presente. Olhando para trás, jamais esquecerei amigos e colegas que saltaram dos bancos da escola para o mundo do trabalho, onde aprenderam profissões, sem tempo para brincar. No fundo, fizemos as caminhadas possíveis, de sucessos e fracassos, de que nos orgulhamos, nuns casos, e arrependemos, noutros.
Neste Dia Mundial da Criança, celebrado em Portugal desde 1950, não faltarão eventos para os mais novos e para todos os gostos: Festas, visitas a museus, jogos, brinquedos, espetáculos, prendas, leituras, desportos e muito carinho.
As crianças sentir-se-ão muito felizes porque estarão a ser os reis e rainhas do dia, centro de todas as atenções, aplaudidas e acarinhada, enaltecidas entre risos abertos e promessas generosas. Contudo, no dia seguinte, já amanhã, cairão na realidade dos dias iguais, na monotonia da luta para vencer obstáculos, nem sempre ultrapassados. E não seria muito bom que soubéssemos criar, dia a dia, hora a hora, condições para que o Dia Mundial da Criança passe a ser celebrado todos os dias do ano?

Sem comentários:

Enviar um comentário