“Chora e Feijão Assado — A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau” é uma edição da coleção “A Nossa Mesa” e uma homenagem à cozinha tradicional portuguesa, sobretudo bacalhoeira. Assim se lê na contracapa do livro que tem o carimbo do Museu Marítimo de Ílhavo e da Câmara Municipal, mas ainda do Turismo Centro Portugal. Trata-se de uma obra destinada a toda a gente, em especial aos amantes da cozinha e dos bons e tradicionais petiscos.
Na apresentação, lembra-se que esta edição teve origem no Festival Gastronomia a Bordo, que decorreu em 2018, apoiado no Projeto “Territórios com História”. Sublinha-se a importância da investigação inédita de Pedro Miguel Silva, que "nos apresenta uma retrospetiva histórica da gastronomia dos navios de pesca do bacalhau, traçando a vida alimentar a bordo". Refere-se a contribuição da curadora do festival, a Chef Patrícia Borges, que "trabalhou as receitas a partir de fontes escritas e sobretudo orais, com as memórias e registos pessoais de três antigos cozinheiros: Manuel Sousa, José Pascoal e José Ribeiro ".
“Chora e feijão assado — A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau” apresenta-se numa excelente edição, capa dura, ilustrações a condizer, oportunas referências históricas e, como não podia deixar de ser, as receitas bordo: Chora, Caldeirada de Espinhas, Arroz de Samos, Línguas Fritas, Sopa de Feijão, Caldeirada de Bacalhau, Pão de Forno e Raia de Pitau, entre outros.
FM