sexta-feira, 20 de maio de 2022

Santo André reabre ao público amanhã

A cerimónia de reabertura do Navio-Museu Santo André, ancorado no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, está agendada para esta sexta-feira, dia 20, às 18h, e contará com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O navio-museu Santo André vai reabrir ao público  amanhã, 21 de maio, depois de diversos trabalhos de remodelação e melhoramentos, condizentes com a realidade histórica da faina da pesca do bacalhau, de que aquele navio foi um destacado campeão.
No interior do antigo arrastão bacalhoeiros, informa a autarquia ilhavense, há novos recursos expositivos e o coração do navio, Casa das máquinas, passa a ser um novo pólo de atração. No exterior há uma nova receção que valoriza o espaço de acesso ao Santo André.
Com um investimento superior a um milhão de euros, a remodelação foi financiada pela União Europeia, na ordem dos 700 mil euros. Esta foi a primeira grande intervenção desde que o Santo André passou a navio-museu, em 2001.
Lembre-se que, com a entrada na União Europeia, a Pesca do Bacalhau em Portugal, por circunstâncias que nunca compreendemos muito bem, levou ao desmantelamento da frota bacalhoeira e indústrias correlativas, no País, com prejuízo para imensas famílias que lhe estavam ligadas. O navio, porém, foi salvo do inglório desmantelamento e a autarquia ilhavense transformou-o em museu, em respeito pela memória dos bravos homens do mar das nossas terras.
Com guia a elucidar-nos, dele sairemos mais enriquecidos.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário