quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Ordenação episcopal de D. Manuel de Almeida Trindade

EFEMÉRIDE
1962
16 de dezembro

Durante uma imponentíssima cerimónia litúrgica, realizada na Sé Nova de Coimbra e presidida pelo bispo-conde Dom Ernesto Sena de Oliveira, recebeu a  ordem episcopal D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro.

Calendário Histórico de Aveiro 
de António Christo 
e João Gonçalves Gaspar


Ao procurar nas redes sociais uma foto de D. Manuel de Almeida Trindade para ilustrar a nota da sua ordenação episcopal,  dei de imediato o primeiro lugar a esta. D. Manuel está nos aposentados  que a Diocese de Coimbra lhe destinou, após  o termo da sua missão em Aveiro, como segundo Bispo da restaurada diocese de aveirense. E tenho uma razão para isso.
Um dia, no regresso a Aveiro de uma reunião, eu e o saudoso Daniel Rodrigues resolvemos visitar  D. Manuel. Fizemo-nos anunciar e logo ele veio ao nosso encontro. Seguiu-se o convite para o acompanharmos. Recebeu-nos com a lhaneza que sempre cultivou. Mostrou-nos o seu recanto e o velho seminário onde havia sido professor e reitor. E como passa o tempo, D. Manuel? - A rezar, a ler e a escrever; tenho todo o tempo ocupado. Mais uma curta memória: No lançamento de um dos seus livros (Sinfonia - Notas biográficas sobre o Padre Arménio), à minha pergunta sobre o que iria fazer depois deste livro, respondeu-me de  pronto: - Vou escrever outro!

Sem comentários:

Enviar um comentário