EFEMÉRIDE
1962
16 de dezembro
Durante uma imponentíssima cerimónia litúrgica, realizada na Sé Nova de Coimbra e presidida pelo bispo-conde Dom Ernesto Sena de Oliveira, recebeu a ordem episcopal D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro.
Calendário Histórico de Aveiro
de António Christo
e João Gonçalves Gaspar
Ao procurar nas redes sociais uma foto de D. Manuel de Almeida Trindade para ilustrar a nota da sua ordenação episcopal, dei de imediato o primeiro lugar a esta. D. Manuel está nos aposentados que a Diocese de Coimbra lhe destinou, após o termo da sua missão em Aveiro, como segundo Bispo da restaurada diocese de aveirense. E tenho uma razão para isso.
Um dia, no regresso a Aveiro de uma reunião, eu e o saudoso Daniel Rodrigues resolvemos visitar D. Manuel. Fizemo-nos anunciar e logo ele veio ao nosso encontro. Seguiu-se o convite para o acompanharmos. Recebeu-nos com a lhaneza que sempre cultivou. Mostrou-nos o seu recanto e o velho seminário onde havia sido professor e reitor. E como passa o tempo, D. Manuel? - A rezar, a ler e a escrever; tenho todo o tempo ocupado. Mais uma curta memória: No lançamento de um dos seus livros (Sinfonia - Notas biográficas sobre o Padre Arménio), à minha pergunta sobre o que iria fazer depois deste livro, respondeu-me de pronto: - Vou escrever outro!