quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Abusos sexuais na Igreja Católica?

Carta subscrita por mais de 200 pessoas 
pede investigação independente em Portugal

Bispos portugueses reunidos em Fátima

Um grupo de mais de 240 católicos, incluindo várias figuras públicas, enviaram esta segunda feira uma carta à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pedindo que os bispos apoiem uma investigação independente à questão dos abusos sexuais por membros do clero ou em instituições eclesiais. 
“Se essa iniciativa não for tomada, receamos que a inação da CEP seja vista pela sociedade portuguesa como encobrimento”, indica a missiva. Os signatários da carta defendem, contudo, que uma “investigação nacional rigorosa, abrangente e verdadeiramente independente”, que não deve estar a cargo da comissão nacional anunciada por D. José Ornelas. 
“É nossa fundamentada convicção que se a CEP não tomar, de imediato, esta iniciativa, nos termos referidos, a investigação acabará por ter lugar por decisão política, o que significará, com toda a certeza, um agravamento de custos reputacionais para a Igreja, mais uma tristeza que todos nós queremos firmemente evitar”, advertem. 
A carta é assinada por figuras como a escritora Alice Vieira, o jornalista Jorge Wemans, a teóloga Teresa Toldy ou o ex-presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca.

NOTA: Publicado no "Correio do Vouga" de hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário