domingo, 28 de novembro de 2021

Filarmónica Gafanhense celebra 185 anos de vida


A Filarmónica Gafanhense comemora hoje o seu 185.º aniversário. Mais idosa do que a freguesia Gafanha da Nazaré, que nasceu apenas em 1910, muitos questionar-se-ão sobre as razões por que se apresenta com o nome de gafanhense.
Realmente, a Filarmónica Gafanhense é a sucessora legítima da Sociedade Filarmónica Ilhavense, criada em 1836 por António José da Rocha e José da Cunha e Sousa. Os anos passaram com muitos gafanhões a darem os primeiros passos na música naquela sociedade e a integrarem a filarmónica como músicos e mestres de novos membros. A dada altura, predominavam os gafanhões na Filarmónica Ilhavense, nomeadamente, maestro, mestres e executantes.
Em 1972, foi criada a Escola de Música Gafanhense, na Gafanha da Nazaré, cujos alunos e professores eram, maioritariamente, da nossa freguesia  e membros da Filarmónica Ilhavense.
No inicio de 1986, a Associação Musical Filarmónica Ilhavense começou a festejar os seus 150 anos de existência, tendo realizado a escritura de Constituição na Secretaria Notarial de Aveiro, a 24 de Abril do mesmo ano.
No dia 13 de Outubro de 1986 realizou-se, na Secretaria Notarial de Aveiro, a escritura de alteração de estatutos, que consistiu na mudança da Sede Social para a Gafanha da Nazaré, passando a chamar-se Filarmónica Gafanhense.
A Filarmónica Gafanhense é a Associação mais antiga do Município de Ílhavo, tendo sido agraciada com a Medalha do Concelho em Ouro pela Câmara Municipal em 2005.
Hoje, a Filarmónica Gafanhense (dirigentes, maestro, mestres e executantes) participou na missa das 10h30, em espírito de ação de graças, tendo o nosso prior, Pe. César Fernandes, sublinhado a efeméride e a prestimosa cooperação entre a Igreja e aquela instituição.
Associaram-se à festa os autarcas da CMI e da Junta de Freguesia, liderados, respetivamente, pelos seus  presidentes, João Campolargo e Carlos Rocha. 

F. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário