terça-feira, 26 de outubro de 2021

Hoje andei à cata de memórias

Quando estamos mais por casa, forçados ultimamente pela pandemia e habitualmente pela idade, como é o meu caso, a nossa memória é invadida por recordações e vivências agradáveis.  Garanto-vos, meus caros, que é o que nos vale.


Os filhos e netos perpetuam-nos no mundo. O nosso ADN vai passar, se Deus quiser, de geração em geração. Até ao fim dos tempos. Vem isto a propósito do nosso neto Dinis ter passado uns dias connosco. Os outros, a Filipa e o Ricardo, passam por cá quando podem, o que é sempre uma alegria para os avós. E também para eles, afirmo-o sem ter dúvidas.
Hoje, na hora da partida, ao apreciar os sacos e malas das roupas e outras coisas, veio o desafio de registar em fotografia a carga que uma pessoa, mesmo pequena, carrega para uns simples dias de férias. E três dos meus amores sorriram perante os meus comentários. Eu, que sou do tempo em que nos governávamos com pouquíssima coisa, apenas o suficiente para a vida de há uns 70 anos, não posso deixar de evocar as alterações profundas que se têm verificado na sociedade ao longo das últimas gerações, a tantos níveis. Houve progressos nunca sonhados na minha meninice e formas de viver e de pensar que se impuseram como marcas civilizacionais que serão alicerces de mudanças em constante movimento. Penso que poucos terão grandes saudades dos tempos passados, para além dos mimos com que nos brindaram.
Nos sacos e sacolas, malas e maletas dos tempos atuais, não falta nada. Para uns dias, há roupa para as quatro estações, calçado variado, jogos e quebra-cabeças, cadernos e livros de estudo que nem são abertos, computador (Claro!) para imensos tempos livres. E na despedida, a avó até comentou: — nestas curtas férias, só foste regar uma vez; nem foste ao galinheiro buscar os ovos; nem construíste nada no quintal; na próxima visita, teremos de fazer um programa diferente.
Depois da fotografia, lá foi o Dinis com a mãe Aida. Alegres como sempre. E a casa ficou vazia.

Fernando Martins

Nota: Saquei de Memórias Soltas 

Sem comentários:

Enviar um comentário