«O padre Vítor Feytor Pinto, antigo coordenador nacional da Pastoral da Saúde, faleceu hoje aos 89 anos, anunciou a Paróquia do Campo Grande, Patriarcado de Lisboa.
“Faleceu esta manhã o nosso querido Padre Vítor Feytor Pinto, no Hospital da Luz. Foi para tantos o amigo generoso, o companheiro de caminhada, o padre profundo e feliz e um homem de pensamento que deixa um legado extraordinário. As saudades são muitas, mas sabemos que ele olha por nós, envolvido na ‘ternura maravilhosa de Deus que nos acolhe”, indica uma nota divulgada pela paróquia.
O sacerdote, natural de Coimbra, foi ordenado na Diocese da Guarda a 10 de julho de 1955, tendo ficado ligado à divulgação do Concílio Vaticano II no Movimento ‘Por um Mundo Melhor’; ao trabalho na Ação Católica e à vivência do 25 de Abril, antes de chegar à reflexão sobre a Pastoral da Saúde e a defesa dos direitos fundamentais; nos últimos anos, destacou-se pelo trabalho na paróquia do Campo Grande.»
Nota: Tive o privilégio de ouvir e falar com o Pe. Vítor Feytor Pinto, na nossa diocese e também na nossa paróquia. Mas ainda em Fátima, sobretudo abordando temas relacionados com a pastoral da saúde. Era um gosto ouvi-lo e sentir a alegria e a facilidade com que abordava os mais variados assuntos, sobre os quais mostrava conhecimentos bem elaborados e convincentes. Deus já o acolheu no seu regaço maternal.