O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (AEGN) tem novo logótipo, da autoria da professora e ilustradora Helena Zália. A imagem foi aprovada pelo Conselho Geral do AEGN no dia 29 de abril.
Professora de Educação Visual na Gafanha da Nazaré, Helena Zália, que é natural de Guimarães, explicou na página do Facebook do AEGN o que significa o logótipo: “A forma estrutural do logótipo simboliza a horizontalidade física da Gafanha da Nazaré, onde se insere o Agrupamento de Escolas. Esta horizontalidade é acentuada pela existência de um linha imaginária — linha do horizonte — que cria dois ambientes, um inferior e outro superior”.
O “ambiente inferior”, em tons de azul, reporta-se ao enquadramento da Gafanha da Nazaré, “rodeada pela Ria de Aveiro e pelo Oceano Atlântico”, e à importância da pesca, da transformação do pescado e do porto para o desenvolvimento da terra. O “ambiente superior” tem a ver com os trabalhos agrícolas e os “jardins que salpicam esta terra e a área florestal da mata”.
As várias ondas representam as várias escolas e ciclos (pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário) que fazem o AEGN. As formas são ondulantes porque são “orgânicas”, “denotando a essência do ser humano pela busca da liberdade, do conforto, do bem-estar, da segurança, da harmonia e diálogo com o ambiente”.
O círculo vermelho, por um lado, representa o núcleo do agrupamento, por outro, simboliza “o indivíduo, o Eu e a sua vitalidade, que vai percorrer um caminho que lhe servirá de plataforma para o futuro”. “Termina com um acento vermelho, que, além de graficamente ser o acento de “Nazaré”, quer simbolizar o trampolim para o futuro”, explica Helena Zália.
O logótipo foi muito bem recebido pela comunidade escolar e já está no sítio do AEGN (www. egn.pt)
NB – Publicado no TIMONEIRO, na página do AEGN