quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dia Mundial da Terra - O que fazemos de concreto?

paisagem açoriana 

O Dia Mundial da Terra celebra-se hoje, 22 de Abril, tendo sido criado em 1970 para sensibilizar todo o mundo para a defesa de um planeta sem poluição, como garantia de um ambiente onde os seres vivos possam usufruir de melhores e mais dignas condições de felicidade. Ano após ano refletimos sobre esta questão, mas logo depois vem outro dia com outras questões ou não questões que nos fazem mudar de rumo. A nossa mãe Terra fica presa ao calendário com os nossos votos de que passe bem e até pró ano.
Outros Dias Mundiais virão, pelo menos um para cada dia dos 365 que regista o calendário. E as nossas preocupações fundamentais, as que se ligam concretamente ao planeta que habitamos, caem no limbo do esquecimento
Os cientistas e investigadores, bem apoiados por ativistas, não tantos quantos seriam necessários, continuam a alertar-nos para os perigos do aumento da temperatura global da Terra, da extinção de espécies animais, da crescente subida de nível dos oceanos e da cada vez maior escassez da água potável. Nem se esquecem de lembrar as catástrofes naturais, as tempestades, as secas e ondas de calor.
Tenho escrito que o planeta Terra, a casa comum que habitamos, como têm alertado os Papas da minha geração, precisa mais do que nunca dos nossos cuidados e dos nossos carinhos. E o que fazemos de concreto, individual ou comunitariamente? 

F. M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário