O diácono permanente José Carlos Alves da Costa acaba de publicar um livro — PASTORAL DA SAÚDE – Contributos para o bem estar integral — que merece ser lido, meditado e aplicado individual e comunitariamente. Trata-se de um trabalho que surge num contexto especial, porque, como sublinha na Introdução, «Nunca, como no presente século, tanto a saúde como a vida da humanidade mundial estiveram tão em risco». E esclarece: «O medo generalizou-se e vários hábitos com a higienização das mãos, etiqueta social e respiratória foram alterados.»
No mesmo espaço do seu trabalho, José Carlos lembra que a «”Pastoral da Saúde”, ou melhor, o sofrimento humano é o tema central em toda a Bíblia e um dos principais serviços pastorais da Igreja Católica». Acrescenta que a Pastoral da Saúde é um serviço de caridade e de evangelização da Igreja, «cuja missão principal é ir ao encontro da pessoa doente na sua totalidade ou dimensão».
Olhando para a Diocese de Aveiro, com 101 paróquias, o diácono José Carlos frisa que apenas 65 comunidades paroquiais possuem «respostas pastorais ativas» nesta área. E adianta: «Penso que a maioria dos agentes de pastoral ainda não descobriram que é perante a vulnerabilidade da pessoa doente que a Pastoral da Saúde tem maior expressão e ganha outro sentido junto da pessoa que sofre, por esta sentir a sua vida em perigo.»
No Prefácio, o nosso Bispo, António Moiteiro, diz que a Pastoral da Saúde, «guiada pela luz do Evangelho, mostra a importância de se curvar diante dos sofredores, sendo solidário e amando gratuitamente». «Este livro afirma a importância de assumirmos, na corresponsabilidade pastoral, um espírito que mobilize e coloque em permanente estado de missão; desafia o trabalho da Igreja, da pastoral e das nossas atitudes cristãs», sublinha o nosso Bispo.
O Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde, J. M. Pereira de Almeida, apoiando-se na parábola do Bom Samaritano, adianta que «Amar o próximo no concreto da existência é fazer sua, de forma livre e responsável, a própria intencionalidade amante e salvadora de Deus tornada próxima, revelada plenamente na humanidade de Jesus».
José Carlos Alves Costa, diácono permanente com formação variada em diversas universidades, nas áreas de medicina, mas também em campos como espiritualidade, ética e gerontologia, entre outros, ofereceu o produto da venda deste livro à Cáritas de Portugal, que o editou. Pode ser adquirido nas livrarias, nomeadamente na Livraria Santa Joana. Custa 15 euros.
Fernando Martins