terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Dia Mundial das Zonas Húmidas





O Dia Mundial das Zonas Húmidas (DMZH) celebra-se hoje, 2 de Fevereiro, sendo previsível que se promovam e apoiem iniciativas no sentido da sua preservação, impulsionadas por diversas entidades, nomeadamente, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção Regional do Ambiente.
O DMZH nasceu a partir da criação da Convenção de Ramsar (Irão), em 2 de Fevereiro de 1971, sendo celebrado pela primeira vez em 1997. Mas, afinal, o que são zonas húmidas? Segundo aquela Convenção, entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários. E mais: água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo ainda águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros.
Em resumo, importa ter em conta tudo o que diz respeito à água que é  fundamental à vida, mas também é importante preservar  tudo o que a envolve, garantindo a valorização da biodiversidade, a proteção das linhas de costa, atenuando ainda os efeitos das alterações climáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário