sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A nossa gente: Armando Ferraz

Leituras para o confinamento



Hoje proponho um livro que merece ser lido nesta época de prolongado confinamento por imposição da pandemia. Trata-se de um livro pequeno, 32 páginas apenas, ilustrado, que tem por título “Armando Ferraz”. Foi editado pelo Município de Ílhavo e está integrado na coleção “Nossa Gente – Biografias”. Foi escrito por Sara Dias Santos e Pedro Silva, do CDI (Centro de Documentação e Investigação de Ílhavo) da autarquia ilhavense.
Os mais idosos sabem bem quem foi Armando Ferraz, homem humilde, trabalhador da JAPA, hoje APA  (Administração do Porto de Aveiro), mas muito dedicado à nossa e sua terra, Gafanha da Nazaré. Distinguiu-se como artista popular, com um dom especial para o Teatro de Fantoches, entre outras artes, que me dispenso de referir aqui, pois quero crer que todos os gafanhões hão de comprar e ler esta homenagem que a Câmara de Ílhavo lhe prestou, atribuindo  ainda o seu nome a uma rua da nossa terra.
Na apresentação do livro, Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, sublinha que o biografado foi um homem de vários ofícios. “Com a sua arte, os seus fantoches, Armando Ferraz criava histórias e enredos, sempre com alguma sátira e muita comédia”, disse o autarca.
Enquanto recordo com saudade este nosso conterrâneo, felicito a autarquia pela sua iniciativa e os autores da investigação pelo trabalho realizado.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário