quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Vila Real evoca o seu primeiro bispo

Clichés fotográficos de Miguel Monteiro 
Ilustração Moderna, número 11, Março de 1927 

D. João Evangelista de Lima Vidal descendo do comboio na estação de Vila Real

 A caminho da Câmara Municipal, a multidão aclama ruidosamente o ilustre prelado Vila-realense 

Depois da recepção na Câmara , a multidão acompanha o venerando antístite à Sé-Catedral 

D. João Evangelista discursando na Sé após o Te-Deum 





O primeiro bispo de Aveiro (após a restauração, em 1938) 
tinha sido o primeiro bispo da diocese transmontana, de 1923 a 1933


A diocese de Vila Real, no horizonte da celebração do seu centenário, realiza uma conferência "D. João Evangelista de Lima Vidal, primeiro bispo da Diocese de Vila Real", dia 15 de Janeiro, às 21h00, no auditório do Seminário daquela cidade.
Nesta primeira conferência do ciclo «Aprofundar as raízes» será oradora a investigadora Cláudia Pires, a partir de um estudo realizado e com testemunhos de monsenhor João Gonçalves Gaspar, da Diocese de Aveiro, e "biógrafo" de D. João Evangelista, refere uma nota enviada à Agência Ecclesia.
A iniciativa tem transmissão pelas plataformas da Diocese de Vila Real (Youtube e Facebook) e pode-se aceder pelo zoom: https://us02web.zoom.us/j/82461085043.
A Diocese de Vila Real foi criada a 20 de abril de 1922 e no ano seguinte, vindo de comboio, D. João Evangelista de Lima Vidal, seu primeiro bispo, foi recebido em "apoteose no largo da Estação e ladeado, entre vivas, por numerosa multidão até à Sé". Na homilia, falou das preferências de Jesus: os pobres, as crianças e os pecadores e por sua influência surgiria, em Vila Real a "sopa dos pobres", as "florinhas da neve".

Ecclesia / CV


NOTA: Fotos e legendas da revista

Sem comentários:

Publicar um comentário