terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O Pe. João Gonçalves já está no coração de Deus

Pe.  João no lançamento do livro "O Padre das Prisões" com a autora,  Inês Leitão

Soube há momentos que faleceu o Pe. João Gonçalves, conhecido por Padre das Prisões. O Pe.  João já está no aconchego do regaço maternal de Deus, pelo extraordinário serviço que prestou na comunidade humana, junto dos que mais precisam de pão e de uma palavra amiga. 
Ao apelo dos pobres, de pão e de amor, o Pe. João deixava a refeição a meio e corria em socorro de quem estava com fome. O Pe. João não era daqueles que apostavam no falar, muito e decerto bem, mas no agir em conformidade. O Pe. João, um gafanhão da Gafanha do Carmo, tinha um sorriso franco e aberto, reflexo de uma alma simples e disponível para os outros, simplicidade e disponibilidade que herdou dos seus pais. 
Ao Pe. João devo a palavra sempre pronta e amiga, o conselho na ocasião oportuna, o carinho na hora da cama hospitalar. O Pe. João indicou caminhos de bem, de justiça, de liberdade, de paz e de amor, rumo a uma sociedade fraterna. 
Ao Pe. João voltaremos. O seu exemplo não pode nem deve cair no esquecimento. O seu testemunho tem de continuar, na Igreja e fora dela. 
Neste dia, em 2004, sofri um enfarte,  na hora em que D. António Francisco tomava posse como Bispo de Aveiro. No dia seguinte, de manhã, o Pe. João Gonçalves estava à cabeceira da minha cama. Logo depois recebi a visita de D. António Francisco e D. António Marcelino, decerto avisados por ele. 

Fernando Martins

NOTAS: 

1. O P.e João Gonçalves, nasceu a 28 de março de 1944 na freguesia da Gafanha do Carmo – Arciprestado de ílhavo.
Frequentou os seminários de Santa Joana Princesa em Aveiro [1957 a 1965], Olivais em Lisboa [1965 a 1968] e o Instituto Superior de Estudos Eclesiais em Lisboa [1968 a 1969] e foi ordenado presbítero por D. Manuel de Almeida Trindade a 21 de dezembro de 1969 na Sé de Aveiro.
Iniciou o seu múnus pastoral como coadjutor da paróquia da Glória – Sé, onde viria a ser pároco em 1977. Entre as várias funções que assumiu ao longo dos destaca-se a sua entrega à pastoral social: capelão do Hospital de Aveiro, coordenador nacional da pastoral penitenciária, diretor das Florinhas do Vouga e da Casa Sacerdotal. Foi ainda diretor espiritual da Irmandade Santa Joana.
O P. João faleceu esta terça-feira, 8 de dezembro de 2020, aos 76 anos. Completaria 51 anos de presbítero este mês.

Diocese de Aveiro

2.  Tarefas em que se envolveu, entre outras:

Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa 
Ecónomo Diocesano 
Assistente Diocesano da Associação dos Médicos Católicos
Capelão do Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro
Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária
Membro do Colégio de Consultores Diocesanos
Diretor da Casa Sacerdotal Santa Joana Princesa
Assistente da Cáritas Diocesana
Assistente da Equipa Diocesana do Renovamento Carismático
Membro da Comissão de Aplicação do Fundo Económico do Clero
Presidente da IPSS Diocesana Florinhas do Vouga. 

Sem comentários:

Enviar um comentário