terça-feira, 6 de outubro de 2020

D. Manuel Trindade Salgueiro

Ruas da nossa terra 

 

Manuel Trindade Salgueiro nasceu em Ílhavo a 28 de setembro de 1898. Filho de Américo Trindade Salgueiro e de Maria Pereira de Jesus. Não chegou a conhecer o pai, porque  este foi vítima de um naufrágio,  o que agravou a condição de precariedade em que a família já vivia.  Apesar disso, Manuel Trindade Salgueiro revelou-se um aluno brilhante, ingressando em 1914 no Seminário de Coimbra. 
A 9 de fevereiro de 1921, foi ordenado presbítero e tornou-se professor do Seminário de Coimbra. 
Como reconhecimento do seu brilhantismo, o Bispo D. Manuel Luís Coelho e Silva, Bispo de Coimbra, a cuja diocese pertencíamos,  envia-o para a Universidade de Estrasburgo para tirar o curso de Teologia e Direito Canónico, que termina em 1924. 
No ano seguinte defende a dissertação de Doutoramento La Doctrine de S. Augustin sur la Grâce d’après le traitè a Simplicien
Em 1934, assume a Reitoria da Capela da Universidade de Coimbra e em 1937 a regência das disciplinas de História e Filosofia Medieval e Moral da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 
A 23 de fevereiro de 1941, foi ordenado  Bispo pelo Cardeal Patriarca de Lisboa,  D. Manuel Gonçalves Cerejeira, assumindo, nesse mesmo ano, a Presidência da Junta Geral e Assistente Geral da Ação Católica Portuguesa. 
Inúmeras obras e dissertações de sua autoria revelam uma mestria e emoção profunda e valem-lhe a eleição para sócio correspondente da Academia de Ciências. 
A 14 de março de 1949 foi elevado a Arcebispo de Mitilene, até que em 20 de maio de 1955 foi nomeado Arcebispo de Évora. 
Foi condecorado a 30 de março de 1960 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e a 3 de agosto desse ano recebe a Medalha Naval Comemorativa da Morte do Infante D. Henrique. 
Ao longo da sua carreira não esqueceu a sua terra natal e, em particular, as pessoas ligadas às atividades marítimas, o que lhe valeu o epíteto de Bispo do Mar. Assim, deu a sua bênção a diversos navios bacalhoeiros na hora da partida para a  faina e foi  diretor dos Capelães Portugueses para os Marítimos. Além disso, inaugurou em 9 de dezembro de 1962 o Bairro dos Pescadores e o Centro Paroquial, duas das muitas obras que ajudou a construir na sua terra. 
Faleceu, em Ílhavo, a 20 de setembro de 1965, com 66 anos de idade.


NOTAS:

1. António Pinho, aluno do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no âmbito do projeto "Se esta rua fosse minha...", andou a pesquisar e relatou que o seu bisavô José Pata viveu nesta rua da Gafanha, numa casa típica da região revestida a azulejos inspirados na temática muçulmana. 
Além disso, descobriu que no local do atual Centro Comercial Caracas estava implantado o antigo cinema O Piolho [Cine Teatro Triunfo]. Esta rua foi também morada do senhor Dionísio, responsável pela transferência da Banda de Música de Ílhavo para a Gafanha da Nazaré, e que este lecionava música na sua casa.
Na Rua D. Manuel Trindade Salgueiro nasceu o jornalista Luís Miguel Loureiro e Tânia Ribas de Oliveira e sua família também são originárias desta rua. A avó da apresentadora da TV Tânia Ribas ainda têm uma loja de tecidos na rua D. Manuel Trindade Salgueiro.
2. Pesquisas e texto da responsabilidade do Centro de Documentação da Câmara de Ílhavo;
3. Na zona da Malhada, em Ílhavo, encontramos a Rua D. Manuel Trindade Salgueiro (Ata CMI n.º 11/1991, de 17 de Abril). Este topónimo surgiu por proposta do antigo Presidente da Câmara Dr. Amadeu Cachim, em 1965. Na Gafanha da Nazaré, além da Rua D. Manuel Trindade Salgueiro, encontramos o Beco homónimo (Ata CMI 1965-10-21, ratificado pela Ata da CMI n.º 1/2006, 5 de Maio );
4. Fotos da Rede Global.

Sem comentários:

Enviar um comentário